Viaturas do 3º BPM vão para Teotonio Vilela e Arapiraca fica com efetivo reduzido
O portal 7Segundos recebeu denúncias por meio das redes sociais que o 3º Batalhão de Policia Militar (3º BPM) situado em Arapiraca, está deslocando todas as noites duas viaturas polícias para o município de Teotônio Vilela, enquanto a cidade de Arapiraca fica com o efetivo reduzido desnecessariamente, já que em Teotônio Vilela há uma população infinitamente menor a ser protegida em relação a Arapiraca. Segundo as denúncias o reforço na segurança do município seria um “favorecimento político”.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) o município de Arapiraca possui atualmente cerca de 231 mil habitantes. Enquanto o município de Teotônio Vilela, tem uma população aproximada de 44 mil habitantes, ou seja, Arapiraca tem uma população cinco vezes maior do que Teotonio, portanto necessitaria de mais reforço policial na cidade.
Segundos as denúncias, mesmo possuindo uma Companhia de Polícia, uma viatura policial, e quatro militares fazendo plantão diário (na maioria das outras cidades são só dois policiais), todas as noites viaturas do Pelopes e da Rocam do 3º BPM se deslocam ao município.
“ Com a redução das viaturas nas ruas de Arapiraca, os bandidos tendem a praticar mais crimes, enquanto em Teotonio Vilela, quase não há ocorrências”, declarou um dos denunciantes.
Ainda segundo as denúncias essa logística de viaturas e militares desproporcional em relação ao número de habitantes das duas cidades, está acontecendo há dois meses e seria motivada por um pedido político.
O secretário do 3º BPM, tenente Jesus Teles, informou que é uma praxe enviar viaturas para os outros 14 municípios da região onde o batalhão atua e que não é um privilegio de Teotônio Vilela. Recentemente o município de Lagoa da Canoa recebeu um reforço da presença de militares do 3º BPM na cidade devido ao alto índice de violência.
“Quando percebemos e registramos que em alguns municípios há um número maior de ocorrências enviamos parte do efetivo e viaturas para reforçar a segurança. É o que está ocorrendo em Teotônio, não há nada irregular nesse tipo de ação”, afirmou Jesus.