Retomada como prioridade, obra do novo IML de Maceió está em ritmo acelerado
O governador Renan Filho determinou como prioridade logo no início de sua gestão e assim tem sido executado. Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2016, Maceió ganhará um dos mais modernos Institutos Médicos Legais (IML) do País.
Isso porque o que era apenas uma estrutura de colunas de concreto e ferros abandonada pelo governo passado, começa a ganhar formas com paredes e reboco. Agora, quem passa pelo canteiro de obras observa a presença de máquinas, equipamentos de segurança, ferramentas e material de construção civil, que estão sendo utilizados por mais 25 operários para erguer um dos mais modernos IMLs do Brasil.
A retomada da obra do novo Instituto Médico Legal de Maceió, que fica no bairro Tabuleiro dos Martins, parte alta da capital, foi uma determinação do governador, após compromisso firmado com a Perícia Oficial do Estado.
De acordo com o mestre de obras Jorge Pereira, atualmente a obra está dentro do cronograma previsto para sua execução, mas, para recomeça-la não foi fácil. Pereira esclareceu que, como a obra foi interrompida no ano passado e passou muito tempo parada, vários materiais como telhas, madeira, ferros e tijolos foram furtados, a fiação foi arrancada e parte da estrutura que já havia sido erguida foi depredada.
“Quando recebemos a ordem de serviço do Governo para retomar a construção, encontramos o local bastante deteriorado. O primeiro passo foi fazer a reativação do canteiro de obra com a colocação do kit sanitário para os operários, limpeza geral do terreno e a colocação da cerca de tapume. Depois de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos na obra, já concluímos 95% da estrutura física dos módulos e 40% da parte de alvenaria”, ressaltou Pereira.
Segundo Júlio César, servidor da Perícia Oficial que é gestora do contrato da obra e que acompanha a evolução, o novo IML é um complexo formado por sete módulos e uma subestação própria de energia elétrica.
Esses espaços serão divididos por área, sendo uma delas destinada aos setores administrativos, outra para os exames de necropsia e de antropologia forense e um para exames em corpos em estado avançado de decomposição.
“É uma grande obra e tivemos o cuidado de atender todos os requisitos legais, sanitários, de operação e de manutenção do órgão para melhor atender a população que utiliza os serviços oferecidos pelo IML”, ressaltou o gestor.
A principal novidade do novo prédio, de acordo com Júlio César, é que no módulo dos exames gerais de corpo de delito, onde será mantido o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), será construído uma sala lúdica.
“Serão construídos ainda consultórios individuais para atendimento de mulheres, de custodiados do sistema prisional e de crianças e adolescentes, garantindo a esses grupos um acolhimento qualificado e humanizado”, informou o servidor.
A expectativa dos pedreiros, carpinteiros, ferreiros e parte administrativa da construtora responsável pela obra é que ela seja finalizada e entregue no primeiro semestre de 2016.