Encontro de gestores alagoanos destaca prioridade na educação
“A educação não pode mais ser vista como filantropia, mas como prioridade absoluta para o crescimento econômico. Trata-se de um investimento de longo prazo, de forma a valorizar o capital humano e resolver gargalos de mão de obra, preparando as pessoas que conduzirão o destino do país daqui a 50 anos”. Com estas palavras, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, marcou sua participação no Encontro Alagoano de Gestores para o Fortalecimento das Ações Educacionais, realizado na nessa sexta-feira (11) no Maceió Mar Hotel.
A iniciativa do evento partiu da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que contou com o apoio do Governo de Alagoas e participação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para uma plateia composta por prefeitos e secretários municipais de Educação, Barbosa ainda destacou a importância da presença do FNDE no estado. “Este encontro será muito enriquecedor, pois propiciará discussão das demandas alagoanas junto aos programas do fundo”, afirmou o secretário.
O deputado federal Marx Beltrão também ressaltou a importância do encontro. “Aqui, discutiremos políticas públicas de interesse dos municípios, a exemplo do transporte e merenda, os quais demandam investimentos maiores”, disse.
FNDE – O presidente do FNDE, o cearense Idilvan Alencar, falou sobre os programas do Fundo e chamou atenção para a expansão do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) em um período de cinco anos. “Em 2010, tínhamos 35 mil alunos com o benefício, número que pulou para 700 mil em 2014. Hoje mais de dois milhões de alunos recebem o Fies e outros três milhões desejam recebê-lo”, informou.
Idivan Alencar destacou ainda a importância dos programas do Livro Didático (PNLD), Alimentação Escolar (PNAE) e Transporte Escolar (PNATE). “Hoje, o Brasil possui os três maiores programas do mundo nestes três segmentos”, declarou.
Em relação a Alagoas, Alencar informou que a prioridade será para as obras já em andamento, dentre as quais, construção de creches e quadras esportivas. Segundo ele, o FNDE possui atualmente no estado 108 obras em execução, 99 concluídas, 76 em planejamento, 22 em licitação e sete sendo contratadas.
Últimas notícias
IBGE mostra que Maceió amplia participação no PIB de Alagoas
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
