Educação

Encontro de gestores alagoanos destaca prioridade na educação

Por Redação com Assessoria 12/09/2015 18h06
Encontro de gestores alagoanos destaca prioridade na educação

“A educação não pode mais ser vista como filantropia, mas como prioridade absoluta para o crescimento econômico. Trata-se de um investimento de longo prazo, de forma a valorizar o capital humano e resolver gargalos de mão de obra, preparando as pessoas que conduzirão o destino do país daqui a 50 anos”. Com estas palavras, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, marcou sua participação no Encontro Alagoano de Gestores para o Fortalecimento das Ações Educacionais, realizado na nessa sexta-feira (11) no Maceió Mar Hotel.

A iniciativa do evento partiu da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que contou com o apoio do Governo de Alagoas e participação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para uma plateia composta por prefeitos e secretários municipais de Educação, Barbosa ainda destacou a importância da presença do FNDE no estado. “Este encontro será muito enriquecedor, pois propiciará discussão das demandas alagoanas junto aos programas do fundo”, afirmou o secretário.

O deputado federal Marx Beltrão também ressaltou a importância do encontro. “Aqui, discutiremos políticas públicas de interesse dos municípios, a exemplo do transporte e merenda, os quais demandam investimentos maiores”, disse.

FNDE – O presidente do FNDE, o cearense Idilvan Alencar, falou sobre os programas do Fundo e chamou atenção para a expansão do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) em um período de cinco anos. “Em 2010, tínhamos 35 mil alunos com o benefício, número que pulou para 700 mil em 2014. Hoje mais de dois milhões de alunos recebem o Fies e outros três milhões desejam recebê-lo”, informou.

Idivan Alencar destacou ainda a importância dos programas do Livro Didático (PNLD), Alimentação Escolar (PNAE) e Transporte Escolar (PNATE). “Hoje, o Brasil possui os três maiores programas do mundo nestes três segmentos”, declarou.

Em relação a Alagoas, Alencar informou que a prioridade será para as obras já em andamento, dentre as quais, construção de creches e quadras esportivas. Segundo ele, o FNDE possui atualmente no estado 108 obras em execução, 99 concluídas, 76 em planejamento, 22 em licitação e sete sendo contratadas.