Projetos desenvolvido em penitenciárias de AL são referência para outros estados
As ações da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris-AL) têm servido como exemplo para representantes de outras unidades federativas. Após receber a visita de gestores de Goiás e do Rio de Janeiro, no Presídio do Agreste, nas últimas semanas, chegou a vez de representantes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seapa-BA) conhecerem os projetos desenvolvidos nas unidades da capital alagoana.
Durante a última visita, o gestor da Seris, coronel Marcos Sérgio, e os gerentes do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP), do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e da Escola Penitenciária prestaram informações e orientações a fim de compartilhar boas práticas de gestão.
O intercâmbio com a Bahia ocorreu entre os dias 16 e 18 de setembro e uma nova agenda já está sendo estudada para que os outros serviços implantados no sistema prisional alagoano sejam apresentados.
A visita foi bastante proveitosa. Prova disso é que os representantes da Bahia pretendem implantar um sistema de monitoramento eletrônico similar ao existe em Alagoas, com o CMEP fiscalizando todos os passos dos custodiados do semiaberto; uma unidade com trabalhos intensificados para reintegração social, nos moldes do NRC, com baixíssima reincidência; além de criar um calendário de capacitações dirigidas aos servidores penitenciários, a partir da Escola Penitenciária.
O agente penitenciário da Seapa, Manuel Pequeno, destaca não só os processos ressocializadores de Alagoas, mas também os mecanismos de fiscalização, conforme a Lei de Execuções Penais, e as condições de trabalho dos servidores.
“Esse importante intercâmbio foi importante para conhecermos a rotina e o funcionamento das unidades prisionais e o tratamento aos agentes. É incrível como a Seris tem feito tanto, com tão pouco. Estão de parabéns”, comenta.
Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio, é essencial somar forças para que a lei seja cumprida e, consequentemente, a ordem e a justiça prevaleçam.
“Buscamos experiências que deram certo em outras unidades federativas para aperfeiçoar nossas ações. Do mesmo modo, estamos à disposição para compartilhar experiências inovadoras e eficientes que fortaleçam a segurança e o processo ressocializador de outros Estados”, salienta.
Fiscalização
Os representantes do sistema prisional da Bahia também tiveram a oportunidade de acompanhar uma operação integrada, coordenada no Copen, a partir do sistema de monitoramento por tornozeleira eletrônica, na quinta-feira (10).
Durante a ação, a Polícia Militar e o Grupo de Escolta e Remoção (GER) fiscalizaram a conduta dos reeducandos do regime semiaberto e detiveram um custodiado por violar sua área de inclusão, em Maceió.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
