Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea
Que tal passar um dia de lazer com a família e, ainda, ajudar a salvar pacientes com leucemia, conhecida como câncer do sangue? Com este propósito, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza cadastro para doação de medula óssea neste domingo (20), das 10h30 às 15h, na Rua Fechada da Pajuçara, em Maceió.
A ação, que visa aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores voluntários de medula óssea, será realizada em parceria com o Movimento Familiar Cristão. Na oportunidade, os voluntários também terão acesso a apresentações artístico-culturais, como zumba, ginástica aeróbica, animada por um DJ, além de recreação infantil e distribuição de brindes.
“Com esta ação esperamos aumentar o nosso Cadastro de Doadores Voluntários de Sangue, que atualmente corresponde a pouco mais de 20 mil. Um número que ainda é considerado baixíssimo, uma vez que apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea”, alertou a biomédica do Hemoal, Josimeire Barbosa.
Pré-requisitos
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF e RG, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue. O código genético será mapeado para averiguar se há compatibilidade com algum paciente registrado no Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
“Só após esse cruzamento e a confirmação da compatibilidade, é que o doador será convocado para realizar a doação de medula óssea. Por meio de uma punção na medula óssea, que não é a coluna vertebral, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para transplantar em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia”, explicou a biomédica do Hemoal.