Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea

Que tal passar um dia de lazer com a família e, ainda, ajudar a salvar pacientes com leucemia, conhecida como câncer do sangue? Com este propósito, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza cadastro para doação de medula óssea neste domingo (20), das 10h30 às 15h, na Rua Fechada da Pajuçara, em Maceió.
A ação, que visa aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores voluntários de medula óssea, será realizada em parceria com o Movimento Familiar Cristão. Na oportunidade, os voluntários também terão acesso a apresentações artístico-culturais, como zumba, ginástica aeróbica, animada por um DJ, além de recreação infantil e distribuição de brindes.
“Com esta ação esperamos aumentar o nosso Cadastro de Doadores Voluntários de Sangue, que atualmente corresponde a pouco mais de 20 mil. Um número que ainda é considerado baixíssimo, uma vez que apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea”, alertou a biomédica do Hemoal, Josimeire Barbosa.
Pré-requisitos
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF e RG, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue. O código genético será mapeado para averiguar se há compatibilidade com algum paciente registrado no Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
“Só após esse cruzamento e a confirmação da compatibilidade, é que o doador será convocado para realizar a doação de medula óssea. Por meio de uma punção na medula óssea, que não é a coluna vertebral, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para transplantar em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia”, explicou a biomédica do Hemoal.
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios lança Programa de Recuperação Fiscal 2025

Prefeitura intensifica operação de vigilância e combate ao metanol em Palmeira dos Índios

Governo lança programa Alagoas Conectada para ampliar internet nas escolas públicas

Polícia prende foragido da Justiça de AL por homicídio em boate de Maceió

Unidade móvel do Cadastro Único estará no Benedito Bentes nesta quarta e quinta

JHC entrega Mirante Dom Antônio Brandão e anuncia Rota dos Mirantes em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
