Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea
Que tal passar um dia de lazer com a família e, ainda, ajudar a salvar pacientes com leucemia, conhecida como câncer do sangue? Com este propósito, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza cadastro para doação de medula óssea neste domingo (20), das 10h30 às 15h, na Rua Fechada da Pajuçara, em Maceió.
A ação, que visa aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores voluntários de medula óssea, será realizada em parceria com o Movimento Familiar Cristão. Na oportunidade, os voluntários também terão acesso a apresentações artístico-culturais, como zumba, ginástica aeróbica, animada por um DJ, além de recreação infantil e distribuição de brindes.
“Com esta ação esperamos aumentar o nosso Cadastro de Doadores Voluntários de Sangue, que atualmente corresponde a pouco mais de 20 mil. Um número que ainda é considerado baixíssimo, uma vez que apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea”, alertou a biomédica do Hemoal, Josimeire Barbosa.
Pré-requisitos
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF e RG, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue. O código genético será mapeado para averiguar se há compatibilidade com algum paciente registrado no Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
“Só após esse cruzamento e a confirmação da compatibilidade, é que o doador será convocado para realizar a doação de medula óssea. Por meio de uma punção na medula óssea, que não é a coluna vertebral, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para transplantar em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia”, explicou a biomédica do Hemoal.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
