Consumidores devem solicitar alvará às empresas que transportam água potável
“Ao contratar uma empresa que utiliza carros-pipas para realizar o transporte de água potável, o consumidor deve solicitar a apresentação de um alvará, atestando que o tanque do caminhão foi inspecionado e está apto”. O alerta é do advogado Paulo Bezerra, gerente da Vigilância Sanitária Estadual, responsável pela expedição do alvará que comprova a qualidade do tanque do veículo.
A orientação previne situações de risco, como em casos cujo tanque do caminhão-pipa não seja apropriado, por já ter transportado outro produto, ou esteja enferrujado. Em situações assim, a água não estará apropriada para consumo humano.
“Apenas os tanques dos caminhões que foram inspecionados por técnicos da Vigilância Sanitária Estadual e receberam o alvará podem transportar água potável. Então, o consumidor não tem razão para ficar em dúvida”, salientou Paulo Bezerra.
O alerta do gerente da Vigilância Sanitária Estadual se aplica tanto para os consumidores do interior, nos municípios beneficiados pela Operação Carro- Pipa, quanto para aqueles que residem em condomínios da capital e adquirem água de empresas que fornecem água potável por meio de caminhões pipa.
“O consumidor tem o direito de exigir do motorista do caminhão ou proprietário da empresa a apresentação do alvará, sem ele, dispense a água e denuncie por meio dos telefones 3315 3779 e 3315 6691”, informou Bezerra.
Mas para os moradores de Maceió, além do alvará expedido pela Vigilância Sanitária Estadual, que libera o tanque do caminhão para transportar água potável, as Vigilâncias em Saúde Ambiental do Estado e de Maceió sinalizam os tanques apitos com um selo circular.
Nele está escrito que o tanque está certificado e aprovado com o número do alvará sanitário, o número da lei e a portaria que os criaram, além da placa do veículo.
“O selo atesta que a empresa recebeu o alvará de funcionamento expedido pelo Estado e foi fiscalizada por técnicos da Prefeitura de Maceió”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elisabeth Rocha.
A gerente informou, ainda, que as fiscalizações acontecem regularmente e a empresa que for flagrada atuando fora dos padrões exigidos perderá o selo e pode ter o caminhão impedido de realizar o transporte de água. A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau ressaltou que qualquer irregularidade presenciada pela população pode ser denuncia por meio do número (82) 3315–6610. As denúncias podem ser realizadas no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
“É importante que a população atue em parceria com os órgãos de fiscalização, denunciando sempre que constatar o transporte irregular”, enfatizou Elisabeth Rocha.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
