Em Arapiraca já foram notificados 34 casos de Aids

Dos 104 casos de Aids notificados este ano pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), 34 foram registrados na cidade de Arapiraca. O número representa 32% dos casos notificados somente este ano em todo estado de Alagoas.
Os dados foram confirmados pela Coordenadora de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, Liliane Leão. De acordo com a responsável pelo setor, o número de portadores do vírus HIV na cidade pode ser ainda maior já que o número de pessoas que se dispõem a fazer o exame que identifica a presença do vírus ainda é muito pequena.
Dos 34 casos notificados na capital do agreste, 19 deles são de homens e 15 de mulheres, o que contradiz a ideia do senso comum de que a doença é quase que exclusiva do sexo masculino. Segundo Liliane Leão, na década de 1980, a proporção dos casos de Aids era de 16 homens para uma mulher. Hoje é de praticamente um para um.
Ao todo, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Arapiraca atende um total de 210 pessoas, que realizam o tratamento no Centro de Atendimento Especializado (CAE), em Maceió. Como o município agrestino ainda não possui um CAE, a prefeitura disponibiliza, mediante agendamento, carros, consultas e toda a demanda de exames, encaminhamentos para que estas pessoas possam se dirigir até a capital do estado para dar continuidade ao tratamento.
Centro de Atendimento Especializado
Apesar de o CAE de Arapiraca ainda não está funcionando, o processo para a cidade começar a tratar seus pacientes aqui mesmo deve ser finalizado em breve. De acordo com a Superintendente em Vigilância da Saúde, Aglaí Tojal da Silva Varjão, só falta o profissional especializado em epidemiologia para dar início aos trabalhos.
"Inaugurar o CAE em Arapiraca é uma das prioridades da gestão da prefeita Célia Rocha. A Secretaria de Saúde, na pessoa do secretário Ubiratan Pedrosa tem feito o possível para agilizar esse processo e dar mais qualidade aos nossos pacientes, que atualmente precisam se dirigir a Maceió para realizar o tratamento".
Aglaí ainda informou à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos que os profissionais ligados à Secretaria de Saúde acabaram de finalizar uma capacitação para que possam realizar o teste rápido de HIV em qualquer Unidade de Saúde do município, descentralizando e ampliando o atendimento.
Desde 1986 até junho de 2014, o estado de Alagoas notificou 4.854 casos da doença. Nos últimos quatro anos, a partir de campanhas tímidas de prevenção e com a oferta maior de testes rápidos, os registros caminham para uma estabilidade. As autoridades de saúde não escondem a preocupação e unem esforços para combater a disseminação do vírus da Aids.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
