Arapiraca

Em Arapiraca já foram notificados 34 casos de Aids

Por Erick Balbino 23/09/2015 07h07
Em Arapiraca já foram notificados 34 casos de Aids
- Foto: Ilustração

Dos 104 casos de Aids notificados este ano pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), 34 foram registrados na cidade de Arapiraca. O número representa 32% dos casos notificados somente este ano em todo estado de Alagoas.

Os dados foram confirmados pela Coordenadora de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, Liliane Leão. De acordo com a responsável pelo setor, o número de portadores do vírus HIV na cidade pode ser ainda maior já que o número de pessoas que se dispõem a fazer o exame que identifica a presença do vírus ainda é muito pequena.

Dos 34 casos notificados na capital do agreste, 19 deles são de homens e 15 de mulheres, o que contradiz a ideia do senso comum de que a doença é quase que exclusiva do sexo masculino. Segundo Liliane Leão, na década de 1980, a proporção dos casos de Aids era de 16 homens para uma mulher. Hoje é de praticamente um para um.

Ao todo, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Arapiraca atende um total de 210 pessoas, que realizam o tratamento no Centro de Atendimento Especializado (CAE), em Maceió. Como o município agrestino ainda não possui um CAE, a prefeitura disponibiliza, mediante agendamento, carros, consultas e toda a demanda de exames, encaminhamentos para que estas pessoas possam se dirigir até a capital do estado para dar continuidade ao tratamento.

Centro de Atendimento Especializado

Apesar de o CAE de Arapiraca ainda não está funcionando, o processo para a cidade começar a tratar seus pacientes aqui mesmo deve ser finalizado em breve. De acordo com a Superintendente em Vigilância da Saúde, Aglaí Tojal da Silva Varjão, só falta o profissional especializado em epidemiologia para dar início aos trabalhos.

"Inaugurar o CAE em Arapiraca é uma das prioridades da gestão da prefeita Célia Rocha. A Secretaria de Saúde, na pessoa do secretário Ubiratan Pedrosa tem feito o possível para agilizar esse processo e dar mais qualidade aos nossos pacientes, que atualmente precisam se dirigir a Maceió para realizar o tratamento".

Aglaí ainda informou à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos que os profissionais ligados à Secretaria de Saúde acabaram de finalizar uma capacitação para que possam realizar o teste rápido de HIV em qualquer Unidade de Saúde do município, descentralizando e ampliando o atendimento.

Desde 1986 até junho de 2014, o estado de Alagoas notificou 4.854 casos da doença. Nos últimos quatro anos, a partir de campanhas tímidas de prevenção e com a oferta maior de testes rápidos, os registros caminham para uma estabilidade. As autoridades de saúde não escondem a preocupação e unem esforços para combater a disseminação do vírus da Aids.