Desenvolve garante recurso para fomento da cultura do abacaxi em Coruripe

O exemplo vem do município de Coruripe, a 100 quilômetros da capital, onde o produtor Lúcio Flávio Duarte de Arruda é responsável pelo cultivo de aproximadamente 1 milhão e 116 mil pés de abacaxi. E para ajudar a fortalecer o negócio, que já atrai consumidores de outros estados brasileiros, a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, liberou recurso esta semana no valor de R$ 125 mil.
Com o recurso, o produtor Lúcio Flávio investirá na compra de implementos agrícolas e contratação de mão de obra, que permitirá a ampliação da sua produção e o atendimento a quem busca, especialmente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, os frutos plantados em Alagoas. Atualmente, os maiores produtores de abacaxi do país são os Estados da Paraíba e Pará com uma média de 600 mil frutos produzidos por mês.
O financiamento foi viabilizado pela linha Crédito Competitivo da Desenvolve, decisiva para garantir igualdade de condições na disputa comercial dentro e fora do mercado consumidor alagoano. O valor vai beneficiar 27 hectares da cultura de abacaxi, sendo que o produtor já comercializa os frutos em dois estados brasileiros, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e mais o Distrito Federal.
Além do abacaxi, Lúcio Flávio também cultiva maracujá e cana-de-açúcar e destaca a necessidade dos pequenos e médios produtores de diversificar suas culturas como uma alternativa à sobrevivência. “Vivemos em um Estado rico e que nos oferece uma infinidade de possibilidades de colheitas. Por que então nos atermos à monocultura? A diversificação, como a praticada em minha propriedade, nos permite melhores qualidade de vida e rentabilidade”, frisou.
De acordo com Antonio Pinaud, presidente da Desenvolve, a iniciativa do produtor demonstra a capacidade do povo alagoano de encontrar alternativas de sobrevivência, e mais, de mudança de cenário favorável com a utilização da criatividade típica do nordestino. “Investir em negócios que se destacam e elevam o nome de Alagoas é o que impulsiona o trabalho da nossa Agência em conformidade com o modelo de gestão do governo Renan Filho”, argumentou Pinaud.
Arruda é pioneiro no cultivo da fruta em Alagoas. Ele investiu, há 12 anos, cerca de R$ 1 mil no plantio de 30 mil mudas do abacaxi das espécies pérola e jupi. Atualmente, ele é o maior produtor do Estado de Alagoas que ocupa a 7ª posição na produção de abacaxi em todo o território nacional. Ele destaca também que devido ao tamanho do abacaxi, o fato de não ter agrotóxico e de ter um teor de açúcar diferenciado, favorecem a boa aceitação do fruto nos outros Estados.
Últimas notícias

SP: Metanol foi adicionado e não surgiu de destilação natural, diz perícia

Cresce rejeição à anistia e maioria é contra reduzir penas dos condenados de 8/1

Genial/Quaest: governo Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%
![[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo](https://img.7segundos.com.br/C3b0YE6jcTwT4Ioexwh3C8F_Xgk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-08-at-093311.jpeg)
[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo

Deputado Fábio Costa celebra PEC que garante aposentadoria integral e valorização a agentes de saúde e endemias

Detento foge do Presídio Baldomero Cavalcanti após ser levado para enfermaria
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
