Bancos de Maceió terão que adaptar caixas para cadeirantes
Os bancos de Maceió deverão ter caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes, conforme Projeto de Lei nº 6.481, de autoria da Vereadora Fátima Santiago (PP). O Diário Oficial do Município de sexta-feira (2) trouxe a sanção da lei que estabelece o prazo de 120 dias para que as agências bancárias se adequem ao disposto na legislação. Os bancos que não disponibilizarem os equipamentos especiais vão sofrer uma advertência, e em caso de reincidência, sofrerão uma multa de R$ 2 mil. Os valores cobrados pelas multas aos estabelecimentos que descumprirem o que determina a lei, serão revertidos em campanhas em favor da acessibilidade da pessoa com deficiência.
Os terminais deverão possuir tela e teclado em altura adequada, para a utilização de usuários de cadeira de rodas, além de prestar os mesmos serviços dos convencionais. E, caso não haja possibilidade de fazê-lo, a agência bancária deve disponibilizar mais de um caixa adaptado para contemplar todos os tipos de serviços.
Para a parlamentar, a importância da iniciativa está em garantir a inclusão social e a plena cidadania aos portadores de necessidades especiais. “Embora os avanços alcançados, nos últimos anos, tenham sido muitos, ainda assim, existem inúmeras dificuldades enfrentadas, principalmente pelos cadeirantes, devido à falta de acessibilidade”, destacou a vereadora.
Ainda segundo ela, a apresentação deste projeto de lei busca ampliar as adaptações existentes, para um melhor atendimento ao cadeirante. “Diariamente eles são submetidos a uma série de restrições no convívio social. São poucos os estabelecimentos que se lembram das pessoas com deficiência, ao programar serviços e, principalmente, ao planejar edificações. Consequentemente, os portadores são levados a uma sucessão de sacrifícios. Portanto, tornar os ambientes acessíveis possibilita que eles se tornem ainda mais independentes e autoconfiantes”, justifica.
As agências bancárias também deverão afixar na entrada do estabelecimento um aviso sobre a disponibilidade dos caixas eletrônicos aos cadeirantes. A lei já entrou em vigor.
Últimas notícias
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
