Alagoas

Detran/AL suspendeu mais de setecentas CNHs entre janeiro e outubro de 2015

Por 7 Segundos com assessoria 06/10/2015 09h09
Detran/AL suspendeu mais de setecentas CNHs entre janeiro e outubro de 2015
- Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito em Alagoas (Detran/AL) suspendeu, de 1º de janeiro a 1º de outubro desde ano, 712 Carteiras de Habilitação (CNH) no estado. A informação é do diretor-presidente do órgão, Antônio Carlos Gouveia.

Para ele, esse número é pequeno em comparação à quantidade de carteiras emitidas no mesmo período – 108.500. O déficit, segundo ele, se deve à dificuldade enfrentada pelo Detran em fiscalizar e controlar as infrações de trânsito cometidas diariamente em todo o estado.

São três as causas para suspensão de CNH no Brasil: conduzir qualquer veículo automotor sob o efeito do álcool, acumular três infrações graves e/ou gravíssimas quando portando a CHN provisória (a que o condutor recebe assim que passa nos testes e fica com ela durante o primeiro ano), ou 20 pontos na chamada carteira definitiva.

Há situações, afirmou o diretor-presidente, em que o condutor acumula muito mais de 20 pontos e continua habilitado sem que nenhum processo seja aberto. Mas, em alguns casos, outros episódios revelam as irregularidades nas CNHs.

“Esses dias nós tivemos conhecimento de um cidadão que se envolveu em um acidente de trânsito e acionou o seguro, que, por sua vez, não cobriu a perda total do veículo porque a habilitação do condutor principal, identificado na apólice, estava com mais de 20 pontos”, exemplificou Gouveia.

A ideia para o próximo ano é intensificar a fiscalização e fazer com que situações como esta não se repitam jamais. Na manhã desta segunda-feira (5), o Detran/AL e a Prefeitura de Arapiraca reuniram-se para estudar a instalação de câmeras de videomonitoramento que, através de tecnologias específicas, multem o condutor que cometer infração de trânsito em tempo real.

Outra medida é a de enviar correspondências aos condutores, avisando que suas CNHs estão prestes a serem suspensas, ou comunicando que a suspensão já foi feita.

Exigir das empresas de ônibus, das transportadoras e de todas as empresas/instituições que trabalhem diretamente com o trânsito, uma listagem dos motoristas para que seja feita uma checagem da situação deles junto ao Detran também é uma providência a ser tomada em 2016.

Antonio Carlos Gouveia afirmou ainda que as multas são pedagógicas e que o objetivo principal do órgão não é arrecadar, como pensa a maioria da população, e sim educar os condutores para que o tráfego seja cada vez mais tranquilo.

“Queremos mudar o comportamento do motorista, fazê-lo entender que a legislação visa a segurança de todos", concluiu o diretor-presidente.