Arapiraca

Estudo da SMTT pretende aumentar número de moto-taxistas em Arapiraca

Por 7 Segundos 14/10/2015 17h05
Estudo da SMTT pretende aumentar número de moto-taxistas em Arapiraca
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca está realizando um estudo para viabilizar o aumento no número de moto-taxistas na cidade. A informação foi confirmada pelo Vereador Moisés Machado (PSD), durante a sessão desta terça-feira (13) da Câmara local.

O parlamentar informou que esteve com a prefeita Célia Rocha (PTB) e que a gestora foi sensível ao pleito, autorizando ao órgão responsável que realizasse tal estudo.

De acordo com a assessoria de comunicação da SMTT, o aumento do número de vereadores deve ser baseado no índice de habitantes da cidade, que atualmente é de mais de 230 mil.

Se for aprovada, a medida viabilizará novas oportunidades de emprego, além de reduzir o grande número de profissionais que atuam de forma clandestina. "Os profissionais regularizados vão pagar os tributos necessários e trabalharão de forma legal", disse Moisés Machado durante seu discurso.

De acordo com o parlamentar, o aumento no número de profissionais deve distribuir melhor os profissionais também em bairros periféricos, como Conjunto Brisa do Lago, dificultando inclusive a ação dos clandestinos e a ação de criminosos que se aproveitam da atividade para a prática de atos ilícitos.

A medida não agradou aos profissionais que estão devidamente cadastrados. De acordo com o presidente do Sindicato dos Moto-Taxistas de Arapiraca (Sindmotos), Valmir da Silva Manoel, a categoria é contra o aumento e acredita que primeiro deve ser melhorado o modo como são fiscalizados os condutores clandestinos.

"Se deve acabar com os que trabalham na clandestinidade. Não adianta aumentar o número de cadastrados se o dobro ou o triplo estão atuando de forma ilegal.

Atualmente são 670 moto-taxistas cadastrados na SMTT de Arapiraca. Mas pelas estimativas do órgao, o número de clandestinos deve ultrapassar os 1.200.