Reeducandos participam de casamento coletivo
Para levar cidadania aos reeducandos e possibilitar o acesso a seus direitos, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, realiza nesta sexta-feira (16), a partir das 15h, no Núcleo Ressocializador da Capital, a cerimônia de Casamento Coletivo entre reeducandos e seus companheiros. O evento celebrará a união de 259 casais.
Dividido em dois momentos, o casamento coletivo reunirá os noivos pela manhã para a assinatura das documentações necessárias para legalização do casamento civil, e no período da tarde, o juiz oficializará a união, seguido de uma cerimônia religiosa.
Além da estrutura necessária para acomodar os noivos, o evento contará com a presença de 300 convidados. Uma das organizadoras do evento, a assistente social da Seris Mayra Barbosa, explica que essa será a maior cerimônia de casamento coletivo realizado pelo sistema prisional.
“Este é o maior mutirão de casamento que já realizamos, com a participação de mais de 250 casais de todas as unidades, e a participação de praticamente todos os setores da secretaria. Estamos reunindo esforços para a realização deste evento”, comentou.
Ainda segundo a assistente social, o trabalho está sendo feito há quatro meses. “É o dobro do tamanho dos outros eventos que já realizamos. Neste período realizamos reuniões com os familiares para passar as orientações necessárias. Além disso, viabilizamos a documentação que faltava a alguns casais para oficializar a união”, completou.
Sirlene da Silva, reeducanda do Presídio Santa Luzia, é uma das noivas que oficializará a união com seu noivo, Almir da Silva, reeducando do Presídio Cyridião Durval. A reeducanda conta que está animada com o casamento.
“Estamos juntos há seis anos e meu noivo pediu para oficializarmos o casamento nesta cerimônia. Estou muito ansiosa para vê-lo e consolidar nossa união”, afirmou.
A reeducanda, assim como as demais noivas, receberão um cuidado especial da equipe de cabeleireiras formada por reeducandas que concluíram o curso de cabeleireiro assistente, ministrado no sistema prisional, neste ano.
Outras edições
Este ano, o casamento coletivo celebrará a união 259 casais, sendo 70 do Baldomero Cavalcanti, 67 do Cyridião Durval, 56 da Casa de Custódia, 27 do Presídio de Segurança Máxima, 23 do Presídio do Agreste, sete do Núcleo Ressocializador, seis do Presídio Feminino Santa Luzia e três reeducandos do regime semiaberto.
A atual edição conta com quase o dobro de participantes se comparada com a cerimônia do ano passado, que reuniu 139 casais. A assistente social Mayra Barbosa afirma que devido a grande procura, já estão sendo realizados casamentos mensalmente nas unidades.
Últimas notícias
Prefeito de Arapiraca entrega nesta terça (28) ginásio no bairro Baixa Grande
Inscrições para concurso de remoção na Seduc terminam nesta terça-feira
Secretaria do Trabalho divulga 2.529 vagas de emprego disponíveis no Sine Alagoas
[Vídeo] Delegado detalha farsa de mulher que inventou gravidez para aplicar golpes em Maceió
Morte do radialista e violeiro Zé Santana causa comoção no Sertão de Alagoas
Daniel Alves reaparece como pregador na Espanha: 'Fiz um pacto com Deus'
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
