Eleição para Conselho Tutelar de Barra é anulada
Após pedido do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), a juíza da Infância e da Juventude da Comarca de São Miguel dos Campos, Emanuela Bianca Oliveira Porangaba, deferiu, nesta quinta-feira (15), liminar suspendendo os efeitos das eleições para conselheiro tutelar do Município da Barra de São Miguel. Em ação civil pública, o MPE/AL requereu a anulação do sufrágio que ocorreu no dia 04 de outubro e a realização de um novo processo eleitoral.
Segundo a promotora Rita de Cássia de Aguirre Stecconi Silva, titular da Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, que possui a Barra de São Miguel como termo, a eleição caiu na ilegalidade quando trocou o voto em candidato único pelo voto em chapa composta por cinco membros.
“Fomos informados da mudança pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente na véspera da eleição. Chegamos a expedir recomendação para tentar regularizar o processo, mas o órgão colegiado decidiu não obedecê-la. Trata-se de um processo eleitoral popular, onde o voto por chapa desequilibra a disputa, levando a população a votar em quem não se conhece só porque seu candidato assim deseja”, disse a promotora.
A recomendação que Rita de Cássia cita foi expedida no dia 30 de outubro e tinha como objetivo anular o item do edital que previa o voto em chapa. A representante do Ministério Público também se reuniu com os 26 candidatos ao cargo de conselheiro, mas não conseguiu convencê-los a seguir a lei.
“No modo como ocorreu, o processo de escolha fere o direito constitucional de direito ao voto único, que caracteriza a eleição popular, além de desrespeitar a Resolução nº 170/2014, art. 5º, inciso II, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que veda expressamente a composição de chapa”, explicou a promotora, que destacou ainda a importância das atribuições dos membros do Conselho Tutelar na defesa dos direitos dos menores em situação de risco.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
