Horta terapêutica é desenvolvida no CAPS de Anadia
Pensando numa melhor socialização dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Programa de Saúde Mental da prefeitura de Anadia conta com uma nova ferramenta, a horta terapêutica. O projeto é uma parceria das secretarias de Agricultura e Saúde.
Os objetivos terapêuticos da oficina são a socialização, o trabalho em equipe e a autonomia, entre outros. O prefeito do município, Paulo Dâmaso, explica que para trabalhar o paciente psiquiátrico é necessário um cuidado especial. “O primeiro passo é o envolvimento dele na oficina. O projeto tem que cativá-lo. Para cada paciente é um trabalho terapêutico individual”, destaca.
De acordo com o secretário de Saúde, Maycon Lima, alguns pacientes são mais participativos e outros são mais assíduos. “Mesmo os pacientes que têm dificuldade de se inserir, se comunicar, já estão se interessando pela horta”, conta.
O secretário de Agricultura, Pedro Henrique Fonseca ressaltou a importância da oficina e a ajuda da secretaria. “É muito bom, faz um bem enorme para eles. Dá para se distrair e aprender várias coisas. E fico feliz em poder participar ajudando a ensinar como planta as mudas e depois como colhe. Está sendo plantado, coentro, cebolinha, alface, couve flor, entre outras hortaliças”, disse.
A diretora do Caps, Denivangêla da Graça, o coordenador do Centro, Gutemberg Costa, a terapeuta ocupacional, Seris Darley, o técnico agrícola, José Edberto e a enfermeira Joana Damaso também participaram da ação.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
