Saúde

Horta terapêutica é desenvolvida no CAPS de Anadia

Por 7 Segundos com assessoria 16/10/2015 08h08
Horta terapêutica é desenvolvida no CAPS de Anadia
- Foto: Assessoria

Pensando numa melhor socialização dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Programa de Saúde Mental da prefeitura de Anadia conta com uma nova ferramenta, a horta terapêutica. O projeto é uma parceria das secretarias de Agricultura e Saúde.

Os objetivos terapêuticos da oficina são a socialização, o trabalho em equipe e a autonomia, entre outros. O prefeito do município, Paulo Dâmaso, explica que para trabalhar o paciente psiquiátrico é necessário um cuidado especial. “O primeiro passo é o envolvimento dele na oficina. O projeto tem que cativá-lo. Para cada paciente é um trabalho terapêutico individual”, destaca.

De acordo com o secretário de Saúde, Maycon Lima, alguns pacientes são mais participativos e outros são mais assíduos. “Mesmo os pacientes que têm dificuldade de se inserir, se comunicar, já estão se interessando pela horta”, conta.

O secretário de Agricultura, Pedro Henrique Fonseca ressaltou a importância da oficina e a ajuda da secretaria. “É muito bom, faz um bem enorme para eles. Dá para se distrair e aprender várias coisas. E fico feliz em poder participar ajudando a ensinar como planta as mudas e depois como colhe. Está sendo plantado, coentro, cebolinha, alface, couve flor, entre outras hortaliças”, disse.

A diretora do Caps, Denivangêla da Graça, o coordenador do Centro, Gutemberg Costa, a terapeuta ocupacional, Seris Darley, o técnico agrícola, José Edberto e a enfermeira Joana Damaso também participaram da ação.