Horta terapêutica é desenvolvida no CAPS de Anadia

Pensando numa melhor socialização dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Programa de Saúde Mental da prefeitura de Anadia conta com uma nova ferramenta, a horta terapêutica. O projeto é uma parceria das secretarias de Agricultura e Saúde.
Os objetivos terapêuticos da oficina são a socialização, o trabalho em equipe e a autonomia, entre outros. O prefeito do município, Paulo Dâmaso, explica que para trabalhar o paciente psiquiátrico é necessário um cuidado especial. “O primeiro passo é o envolvimento dele na oficina. O projeto tem que cativá-lo. Para cada paciente é um trabalho terapêutico individual”, destaca.
De acordo com o secretário de Saúde, Maycon Lima, alguns pacientes são mais participativos e outros são mais assíduos. “Mesmo os pacientes que têm dificuldade de se inserir, se comunicar, já estão se interessando pela horta”, conta.
O secretário de Agricultura, Pedro Henrique Fonseca ressaltou a importância da oficina e a ajuda da secretaria. “É muito bom, faz um bem enorme para eles. Dá para se distrair e aprender várias coisas. E fico feliz em poder participar ajudando a ensinar como planta as mudas e depois como colhe. Está sendo plantado, coentro, cebolinha, alface, couve flor, entre outras hortaliças”, disse.
A diretora do Caps, Denivangêla da Graça, o coordenador do Centro, Gutemberg Costa, a terapeuta ocupacional, Seris Darley, o técnico agrícola, José Edberto e a enfermeira Joana Damaso também participaram da ação.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
