Prefeitura é notificada por esgoto em obra de drenagem
Após o recebimento de denúncias e uma fiscalização realizada no bairro do Tabuleiro dos Martins, em Maceió, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) encaminhou, na manhã desta segunda-feira (19), uma notificação para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) solicitando relatório sobre as obras de drenagem de águas pluviais que estariam vertendo esgoto para uma área de nascentes.
No local, a equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA encontrou as obras de pavimentação e construção de galerias para drenagem de águas pluviais. A construtora apresentou a licença de instalação ambiental emitida pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
Entretanto, por falta de outros trabalhos de melhoria da infraestrutura no bairro, é visível a contaminação da rede pelo esgoto das casas existentes no local. O problema ainda se agrava porque tudo verte para uma região de nascentes que culminam no Parque Municipal de Maceió.
Segundo o Código Florestal, Lei nº 12.651/12, as nascentes são consideradas Áreas de Preservação Permanente, “com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”.
Há ainda uma área aterrada pela construtora que poderá ceder durante período de chuvas, o que ocasionaria assoreamento, inclusive das nascentes. A ação do IMA foi motivada por denúncias de moradores e outras pessoas que transitam pela região.
A notificação do Instituto é para que a Seminfra apresente o relatório com as medidas tomadas para evitar a contaminação por esgoto sanitário e o assoreamento, com consecutivo carreamento de resíduos para a galeria de águas pluviais que deságuam na área das nascentes.
O prazo dado é de 10 dias, após o recebimento do documento pela Secretaria. O processo, com o relatório técnico produzido pela equipe do IMA e o relatório enviado pela Seminfra, será remetido para o Ministério Público Estadual (MPE), para que sejam verificados as condições da obra e os critérios adotados para o licenciamento ambiental.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
