Designer alagoano processa C&A por plágio
O designer alagoano Phellipe Wanderley deve entrar com uma ação nos próximos dias contra a C&A depois de descobrir que a marca está utilizando uma estampa de sua autoria sem autorização.
A arte, que tem os dizeres "com calma e com alma", fazem parte do projeto "Coisas Boas Acontecem", de autoria do alagoano. Mas foi usado de forma indevida pela C&A para dar vida a centenas de camisetas que foram espalhadas pelas filiais da marca pelo país.
O profissional foi informado por um amigo de Vitória-ES sobre o plágio. "Primeiro, um amigo me mandou uma imagem de uma moça no ônibus em Vitória (ES) usando a camiseta. Até então pensei que fosse de uma lojinha de bairro. Outra amiga, que mora em Natal (RN), tirou essa foto no manequim e me avisou que a C&A estava vendendo sem autorização”, disse ele ao blog XD, do Portal O Globo.
Phellipe publicou toda sua indignação em seu perfil pessoal no facebook sobre o caso.
"Oi, C&A! Vocês poderiam ter me chamado pra criar umas estampas ao invés de usar uma arte minha SEM AUTORIZAÇÃO", escreveu.
A assessoria de comunicação da empresa confirmou a um portal de São Paulo que está apurando internamente o caso. De acordo com o órgão, a C&A só foi informada sobre o suposto plágio após o alagoano desabafar nas redes sociais.
A estampa foi criada em outubro de 2014 e utilizada em diversos produtos do projeto autoral do designer.