Falta um mês para a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, evento mais esperado do ano para muitos leitores do Estado, está cada vez mais perto de acontecer. Daqui a um mês Maceió receberá de 20 (sexta-feira) a 29 (domingo) de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, das 10h às 22h, a maior feira literária de Alagoas e todas as atividades acadêmicas, artísticas e culturais já divulgadas para a programação.
A Bienal de Alagoas celebra este ano os 200 anos de Maceió. É a única no país a ser promovida por uma Universidade, sendo totalmente aberta ao público, envolvendo os leitores com os autores locais, nacionais e internacionais. O evento terá programação vasta, que vai além da literatura, passando pela gastronomia, negócios, educação, contabilidade, saúde e cultura em geral. Serão cerca de 142 expositores participantes que apresentarão para os visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².
Lembrando que a abertura de toda esta grande festa literária será no dia 20 de novembro, celebrado dia da Consciência Negra. A noite contará com a presença da atriz, cantora e poetiza Elisa Lucinda e também com a abertura do Fórum Afro-brasileiro, que prossegue por mais dois dias durante a bienal.
Para conferir a programação completa, clique aqui. Mais informações e novidades, acesse o blog da Bienal e nossas redes sociais. A Bienal de Alagoas em 2015 está presente no Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat – bienalalagoas e Periscope – @bienalalagoas.
Bienal do Livro de Alagoas terá homenagem ao Dia da Consciência Negra
A 7ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas terá início no dia 20 de novembro, e para homenagear esta data tão importante para nós e que lembra além da morte de Zumbi dos Palmares, um momento de reflexão sobre a discriminação racial, foi convidada a atriz, poetiza, cantora e também jornalista Elisa Lucinda, que fará a palestra de abertura. O momento também marca o início do Ìgbà-Ubuntu: Seminário Afro Internacional “O Universo das Palavras Pretas, Culturas e Ancestralidade”.
Elisa Lucinda, vai muito além de seu trabalho como atriz e cantora. Ela tem mais de 16 obras publicadas, entre os livros de poesia O semelhante (1994), Euteamo e suas estreias (1999) e A fúria da beleza (2006), que já venderam, juntos, mais de 20 mil exemplares e foram transformados em espetáculos pela atriz.
Outros eventos
Ainda na temática, a Bienal sediará a 3ª edição do Fórum Mestre Zumba: pensamentos afro-ameríndios colocará mais uma vez em debate a Lei 11.645/2008, que entre outras coisas, estabelece a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em estabelecimentos de ensino fundamental e médio. As atividades acontecerão no dia 22, no Auditório A, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Na programação, a exibição de um vídeo realizado pelo Fórum. Logo depois o antropólogo e cenotécnico da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jeamerson dos Santos, irá proferir a palestra José Zumba: Uma vida dedicada a pintar Alagoas. À tarde, será a vez do coordenador do Núcleo e Estudos Indigenistas da Faculdade de Letras (Fale), da Ufal, apresentar a Educação Escolar Indígena no Brasil: perspectivas e desafios. Ele será sucedido pelo professor do curso de Teatro Licenciatura da Ufal, José Acioli, que irá discutir a Lei 11.645/2008 e o teatro de (com) animação em espaços de formação.
A seguir, a Coordenadora Geral do Fórum, Nadir Nóbrega proferirá a palestra O dono da terra no 2 de julho e na Educação. “Com esse tema, me refiro aos indígenas que já habitavam o Brasil na ‘descoberta’ pelos portugueses, liderada por Pedro Álvares Cabral. E a data 2 de julho se refere à Independência da Bahia”, esclarece a professora. Depois dela, o coreógrafo e dançarino Eduardo Xavier debaterá as obras de José Zumba para o ensino das Artes em Alagoas.O fórum terminará com performances artísticas e a exibição de Um filme da área de Dança, de Carmen Luz (2013).
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
