Estudantes fazem projeto contra exploração sexual
Estudantes do 7º período do curso de Direito do Centro Universitário Cesmac do Agreste estão realizando uma campanha em Combate a Exploração e Pornografia Contra Menores de Idade. O projeto ganhou vida após o professor de Direitos Humanos da Instituição, Manoel Bernardino, propor o tema como trabalho avaliativo.
De acordo com uma das representantes da campanha, Dináh Dayslen, é de suma importância que a sociedade civil, empresas e demais instituições envolvidas na proteção dos direitos da infância e da adolescência se mantenham atualizadas em relação aos números da causa. "Nos dados nacionais, o abuso sexual foi relatado em 85% das denúncias de violência sexual, e a exploração sexual está em 23% dos registros do primeiro trimestre", disse a estudante.
Os Estados do Norte e Nordeste sãos os que têm os menores índices, como Roraima (9), Amapá (12) e Tocantins (14). No total, foram denunciados 4.480 casos de violência sexual, o que representa 21% das mais de 20 mil demandas relacionadas a violações de direitos da população infanto-juvenil registradas entre janeiro e março de 2015 pelo Disque 100.
A estudante Klyvia Fireman, que também está na organização da campanha, explica que o assunto é sério e deve ser denunciado.
O grupo criou uma página ficial do projeto no facebook e convida todos para curtir e ajudar a propagar o combate a exploração sexual infantil.
Os estudantes estarão ao vivo na Rádio Novo Nordeste nesta quinta-feira (22) para discutir o tema com os ouvintes a partir das 22h.