Arapiraca

"Álcool como combustível é mais prejudicial ao motor", afirma empresário da área

Por 7 Segundos 24/10/2015 23h11
'Álcool como combustível é mais prejudicial ao motor', afirma empresário da área
- Foto: Angelo Farias 7Segundos

Com os constantes aumentos no preço da gasolina no Brasil, o álcool foi a opção de combustível para muitos motoristas do país, mas o empresário Isaías Maximiano da Silva Sobrinho, alerta que o uso do álcool pode ser prejudicial para o motor do veículo.

Isaías é o responsável pela empresa Isaías Serviços Automotivos e já atua na área há mais de 25 anos.

"Apesar da gasolina ter seus problemas, o álcool não é um substituto recomendável. Diariamente atendo dezenas de clientes com problemas no motor por causa do uso constante do álcool como combustível", relatou.

Segundo ele, a temperatura para queima do álcool é muito maior e isso causa rachaduras nas válvulas e no cabeçote.

Mas de acordo com o Doutorando em Química pelo Laboratório de Eletroquímica Aplicada (Leap) da Universidade Federal de Alagoas, Leandro Duarte, o problema citado pelo empresário não é do álcool, mas de ácidos que escapam durante a fabricação e acabam junto do produto final que é comercializado nos postos de combustíveis.

"Sem contar com a influência negativa desses ácidos fracos, o álcool auxilia na dissolução de alguns compostos corrosivos originados pela queima da gasolina ruim. Na indústria há um controle do pH, mas a dificuldade de eliminar tais ácidos acaba precarizando a qualidade do produto final", disse o doutorando.