Alagoas

Incentivo financeiro para a Vigilância em Saúde é aprovado na CIB

Por Agência Alagoas 27/10/2015 10h10

O incentivo financeiro para o fortalecimento da Vigilância em Saúde foi um dos pontos pactuados durante a V Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Presidida pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, as discussões aconteceram nesta segunda-feira (26), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Maceió.

E o Incentivo para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Invig), que contém 30 indicadores, irá ser efetivado após a publicação de uma portaria no Diário Oficial do Estado (DOE). Com isso, a partir do próximo dia 06 de dezembro, será iniciado o processo de adesão dos municípios alagoanos ao programa. A previsão é que o lançamento aconteça no dia 18 de dezembro e o primeiro repasse no dia 24 subsequente.

“Essa é a primeira vez em que o Governo de Alagoas investe, com recursos próprios, em ações de Vigilância em Saúde”, pontuou a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha. De acordo com ela, a proposta vai abranger os 102 municípios alagoanos.

Também a regionalização dos serviços de saúde foi pactuada durante a reunião. De acordo com Wyszomirska, oito regiões de saúde tiveram as Redes de Atenção à Saúde reorganizadas. “A regionalização dos serviços de saúde resulta na garantia de acesso com qualidade e tempo oportuno aos usuários do SUS. Para isso, foi necessário analisar as necessidades por região, implementando a rede de acordo com as características do município”, defendeu a gestora estadual.

Além de Rozangela Wyszomirska, participaram da V Reunião Ordinária da CIB, a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Normanda Santiago; o secretário municipal de Saúde de São Miguel dos Campos, Sival Clemente, o secretário municipal de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô; e as superintendes da Sesau, Manoela Mendes (Gestão e Participação Social) e Cristina Rocha (Vigilância em Saúde); além de gestores e servidores da saúde estadual e municipais.