Cresce procura por Enem dentro do sistema penitenciário alagoano
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio para os privados de liberdade (Enem/PPL) acontecem nos dias 1º e 02 de dezembro nas unidades prisionais. Este ano, 342 reeducandos, ou seja, 9% da população carcerária, estão inscritos para participar do exame, superando o número de inscritos do ano passado, onde 286 reeducandos realizaram as provas.
As inscrições foram feitas pelo Setor Pedagógico da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com a aprovação no Enem, os candidatos poderão obter a certificação de conclusão do ensino médio e tentar uma vaga em uma universidade.
Além das inscrições, é também o Setor Pedagógico responsável por acessar os resultados e, posteriormente, encaminhar os candidatos qualificados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (Prouni), ou mesmo requerer a certificação de conclusão do ensino médio e o acesso a outros programas da educação superior.
Para requerer a certificação, é necessário que o candidato tenha alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação.
O Presídio do Agreste foi a unidade com mais inscritos, 104 reeducandos. Em seguida, está a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti, com 57 participantes. Já a unidade feminina inscreveu 53 custodiadas.
Para a supervisora de Educação da Seris, Genizete Tavares, o aumento dos números de inscritos é resultado de um somatório de ações desenvolvidas pela secretaria, com o apoio do governo federal e estadual. “Estamos em um processo de constante melhoria no que diz respeito à educação prisional”, afirmou.
A supervisora explicou ainda que o trabalho de divulgação dos bons resultados dentro da unidade e entre os familiares é outra forma de incentivar os reeducandos.
“Divulgamos em todas as unidades prisionais e realizamos reuniões com os representantes de módulo para que repassem as informações pertinentes e incentive os demais. É um trabalho realizado durante todo o ano para que os reeducandos não percam as oportunidades que lhes são ofertadas”, contou.
Para preparar os custodiados para a maratona de provas, a Gerência de Educação, junto com a Escola Estadual de Educação Básica Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, realizarão aulas de revisão em novembro.
Enem/PPL
O Enem para as pessoas privadas de liberdade, assim como o exame tradicional, é realizado em dois dias, com questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática.
Últimas notícias
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
