Slum flagra descarte irregular de lixo em hospital do Farol
A equipe de fiscalização da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) flagrou, nesta quinta-feira (29), o descarte irregular de resíduos em um hospital localizado no bairro do Farol. No local, técnicos do órgão da Prefeitura de Maceió encontraram uma espécie de lixão a céu aberto, com acúmulo de material proveniente de obras de construção civil e lixo orgânico em grande quantidade, cujo acondicionamento é considerado irregularidade passível de auto de infração e multa de acordo com os códigos de Limpeza Urbana e Ambiental de Maceió.
Segundo explicou o coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Tavares, o flagrante ocorreu após uma denúncia anônima registrada no órgão, com fotos que mostram um funcionário do hospital realizando o descarte de resíduos em uma área verde nos fundos da instituição. Entre o lixo encontrado havia recipientes para alimentos, copos descartáveis, papel e latas de refrigerante, além de sacos com os mesmos materiais encobertos por um montante de folhas secas.
Além do agravo por se tratar de um ambiente hospitalar, o acúmulo irregular, de acordo com
Tavares, gera riscos sanitários que podem ocasionar problemas de saúde pública ao moradores do entorno, a exemplo de dengue e da proliferação de animais peçonhentos, já que o lixo encontrado contém água parada em recipientes e está acondicionado em condições propícias à criação de escorpião.
“Recebemos a denúncia e agora constatamos a irregularidade. Emitimos uma notificação e o hospital terá três dias para apresentar defesa prévia, além de retirar todo o lixo. Voltaremos na próxima semana para constatar se a determinação foi cumprida. Caso não, será emitido um auto de infração”, disse o coordenador.
A equipe da Coordenação Geral de Fiscalização da Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) acompanhou a ação da Slum e autuou o hospital com base em artigos do Código Ambiental Municipal.
“Emitimos um auto de infração pelo descarte de resíduos em local inapropriado, já que encontramos um verdadeiro lixão a céu aberto. O hospital deve limpar e apresentar defesa no prazo de cinco dias úteis. As justificativas serão avaliadas pelo Departamento jJrídico da Sempma e, caso não sejam aceitas, a instituição será multada”, explicou José Soares, responsável pelo setor.
Durante a vistoria dos técnicos, os gestores da instituição também foram orientados e alertados quanto ao descarte
Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
