Saúde

Hemoal tem servidor agraciado com a Medalha Sílvio Vianna

Por Redação com Assessoria 31/10/2015 18h06
Hemoal tem servidor agraciado com a Medalha Sílvio Vianna
- Foto: Carla Cleto

Por seguir a máxima do humanista francês Michel de Montaine, segundo a qual, “a mais honrosa das ocupações é servir ao público e ser útil ao maior número de pessoas”, a técnica de enfermagem do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Clemilda Alves, 67 anos, esteve entre os dez servidores públicos estaduais agraciados com a Medalha Sílvio Vianna. A honraria, concedida pela sexta vez a servidores do hemocentro alagoano, foi entregue pelo governo do Estado na noite dessa sexta-feira (30), no Espaço Pierre Challita, em Maceió, encerrando as comemorações alusivas ao mês do servidor público, cujo dia é 28 de outubro.

Cercada de familiares, amigos, colegas de profissão, da gerente do Hemoal, Verônica Guedes e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, a técnica de enfermagem foi aplaudida de pé, após ter seu nome anunciado como uma profissional que já dedicou quase 35 anos de sua vida ao serviço público alagoano. E nessas quase três décadas e meia de trabalho, Clemilda Alves “sempre atuou com zelo, dedicação e presteza na execução das atividades, com foco no crescimento de Alagoas e no bem-estar da sociedade”, segundo salientou o mestre de cerimônia do evento, destacando que o perfil da homenageada se enquadra nos critérios definidos pelo Decreto estadual 3.986, de 11 de março de 2008.

Características que a técnica de enfermagem tem demonstrado desde o início de sua atuação no Hemoal, segundo evidenciou a gerente do órgão, que classificou Clemilda Alves como “uma servidora pública notável”. Isso porque, “a homenageada sempre executou suas atividades com devoção, seja no Setor de Captação de Doadores de Sangue, onde atuou por vários anos, ou no cuidado aos pacientes atendidos no Ambulatório de Hematologia, que trata dos portadores de Anemia Falciforme, Hemofilia e Leucemia”, enfatizou Verônica Guedes, ao lembrar que outros cinco servidores do Hemoal já receberam a Medalha Sílvio Vianna em edições anteriores.

Gratidão

Em seu discurso, após receber a medalha das mãos de Rozangela Wyszomirska, titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a qual o Hemoal é vinculado, Clemilda Alves afirmou estar grata pelo reconhecimento da gerente do Hemocentro de Alagoas e demais servidores. “Quero agradecer de coração aos meus colegas, que me escolheram para receber a Medalha Sílvio Vianna, maior honraria que um servidor público alagoano pode conquistar. Sempre procurei atuar com ética e dedicação, me colocando sempre no lugar do paciente, com o intuito de prestar-lhe uma assistência humanizada”, ressaltou.

E “gratidão” também foi a palavra utilizada pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, para agradecer os servidores públicos da Sesau, representados por Clemilda Alves durante a cerimônia de entrega da Medalha Sílvio Vianna. “Para que a gestão pública alcance êxito, para que os projetos elaborados obtenham sucesso, todo gestor necessita contar com a colaboração dos servidores. Por isso, nada mais justo do que homenageá-los, porque são eles que fazem o Estado acontecer, se desenvolver e crescer. De nada seriam os prédios, os equipamentos e as máquinas, se não existissem os servidores públicos, que no caso da saúde, atuam para torná-la humanizada”, destacou.

E a técnica de enfermagem homenageada, de acordo com Rozangela Wyszomirska, é a personificação deste servidor público que atua para humanizar o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, segundo a titular da pasta da saúde estadual, “além de agirem com eficiência e agilidade, as unidades de saúde, a exemplo do Hemoal, devem primar pela humanização”. Por isso, enfatizou a secretária de Estado da Saúde, “em nome de Clemilda Alves, quero parabenizar a todos os servidores da Sesau e, em especial do Hemoal, que é um órgão público que nos orgulha pela eficiência, reflexo de um corpo de servidores vibrantes e competentes”, sentenciou.

A homenageada

Clemilda Alves é técnica de enfermagem e atua como servidora pública desde 31 de janeiro de 1981. Mãe de quatro filhos, iniciou suas atividades no extinto Hospital José Carneiro, mantido pela antiga Fundação Governador Lamenha Filho (Funglaf). No Hemoal, já atuou no Serviço de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea, realizando a coleta de sangue e atualmente exerce suas funções no Ambulatório de Hematologia, que trata de pacientes acometidos por doenças do sangue, a exemplo da Leucemia.