Prefeito de Penedo participa da abertura do 5º Festival de Cinema
Penedo e todo o Baixo São Francisco têm muito para comemorar. Na noite desta terça-feira (03), além da abertura do 5º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, foi oficializado aos presentes que: a ‘Cidade dos Sobrados’ retorna definitivamente ao circuito dos festivais de cinema.
No final de década de 70, para o início de 80, Penedo sediou um dos mais importantes festivais da sétima arte do Brasil. Por vários motivos, incluindo falta de apoio do Estado naquele momento, migrou para o Sul. Porém, o prefeito de Penedo, graças à parceria com Governo de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fez o anúncio do seu retorno.
“A semente foi plantada por Sérgio Onofre, por todos que fazem parte da Universidade. Agradeço o apoio do Governo de Alagoas e parabenizo todos que se engajaram, inclusive ao reitor Eurico Lobo e a vice-reitora Rachel Rocha. A semente germinou, deu frutos com a 5ª edição do Festival e, agora, estamos resgatando os tempos áureos do cinema penedense. Em 2016, retornamos ao circuito com a 9ª edição do Festival Brasileiro de Cinema. Juntos ao seu retorno, vamos reinaugurar os prédios onde funcionaram os cinemas na cidade. O Cine Penedo vai ficar com a Ufal, onde vamos brigar muito pela sua transformação em escola de audiovisual. O Cine São Francisco será o maior auditório da região, para 1100 lugares. Estamos retornando ao circuito, com muita luta de todos. Agradeço a participação e o envolvimento também dois parceiros privados em mais uma edição do Festival Universitário”, pontuou o prefeito Marcius Beltrão em seu discurso.
A noite festiva seguiu com a mostra competitiva e encerrou com o longa nacional ‘Muitos Homens Num Só’. Nesta edição, foram selecionadas 24 produções vindas de diversas partes do Brasil, de 55 filmes inscritos. Todos estão concorrendo aos prêmios: Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano. No último dia do evento, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda – arte inspirada pela embarcação homônima que navegava pelo Rio São Francisco.
Participaram da noite de abertura, além do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, o coordenador-geral do Festival, Sérgio Onofre e o coordenador-geral do campus Ufal Penedo, Petrônio Coelho.
O festival segue nesta quarta (04), com uma vasta programação, entre o Theatro Sete de Setembro e a sala de exibição montada na Praça 12 de Abril.
Apresentações musicais
Ao final de cada noite, uma banda sobe ao palco para encerrar a programação.
– Dia 4, o artista penedense Lito Di Santi e o arapiraquense Janu.
– Dia 5, a artista Sirleide Silva, melhor intérprete do 6º Festival de Música da Ufal (Femufal). Na sequência, o grupo Malacada encerrará mais um dia de evento.
– Dia 6, Kissia Barros, 3º lugar na categoria de melhor composição do 6º Femufal, e Chau do Pife sobem ao palco.
– Dia 7, a banda Atrito 82 e Vibrações encerram a programação musical da 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas.
O homenageado
O grande homenageado deste ano é Jofre Soares (Palmeira dos Índios/AL 1918-1996), ator conhecido por sua atuação no cinema e no teatro brasileiro. Jofre atuou em mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para Vidas Secas (1963), Tenda dos Milagres (1969) e Memórias do Cárcere (1983), de Nelson Pereira dos Santos; Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha; Chuvas de Verão (1977) e Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diégues; Gabriela – Cravo e Canela (1983), de Bruno Barreto; Morte e Vida Severina (1977), de Zelito Viana.
Parceiros
O Festival é realizado pela Ufal e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), com patrocínio da Algás, Prefeitura de Penedo, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). São parceiros do evento a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Secção Alagoas (ABD&C/AL), Way Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
