Prefeito de Penedo participa da abertura do 5º Festival de Cinema
Penedo e todo o Baixo São Francisco têm muito para comemorar. Na noite desta terça-feira (03), além da abertura do 5º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, foi oficializado aos presentes que: a ‘Cidade dos Sobrados’ retorna definitivamente ao circuito dos festivais de cinema.
No final de década de 70, para o início de 80, Penedo sediou um dos mais importantes festivais da sétima arte do Brasil. Por vários motivos, incluindo falta de apoio do Estado naquele momento, migrou para o Sul. Porém, o prefeito de Penedo, graças à parceria com Governo de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fez o anúncio do seu retorno.
“A semente foi plantada por Sérgio Onofre, por todos que fazem parte da Universidade. Agradeço o apoio do Governo de Alagoas e parabenizo todos que se engajaram, inclusive ao reitor Eurico Lobo e a vice-reitora Rachel Rocha. A semente germinou, deu frutos com a 5ª edição do Festival e, agora, estamos resgatando os tempos áureos do cinema penedense. Em 2016, retornamos ao circuito com a 9ª edição do Festival Brasileiro de Cinema. Juntos ao seu retorno, vamos reinaugurar os prédios onde funcionaram os cinemas na cidade. O Cine Penedo vai ficar com a Ufal, onde vamos brigar muito pela sua transformação em escola de audiovisual. O Cine São Francisco será o maior auditório da região, para 1100 lugares. Estamos retornando ao circuito, com muita luta de todos. Agradeço a participação e o envolvimento também dois parceiros privados em mais uma edição do Festival Universitário”, pontuou o prefeito Marcius Beltrão em seu discurso.
A noite festiva seguiu com a mostra competitiva e encerrou com o longa nacional ‘Muitos Homens Num Só’. Nesta edição, foram selecionadas 24 produções vindas de diversas partes do Brasil, de 55 filmes inscritos. Todos estão concorrendo aos prêmios: Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano. No último dia do evento, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda – arte inspirada pela embarcação homônima que navegava pelo Rio São Francisco.
Participaram da noite de abertura, além do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, o coordenador-geral do Festival, Sérgio Onofre e o coordenador-geral do campus Ufal Penedo, Petrônio Coelho.
O festival segue nesta quarta (04), com uma vasta programação, entre o Theatro Sete de Setembro e a sala de exibição montada na Praça 12 de Abril.
Apresentações musicais
Ao final de cada noite, uma banda sobe ao palco para encerrar a programação.
– Dia 4, o artista penedense Lito Di Santi e o arapiraquense Janu.
– Dia 5, a artista Sirleide Silva, melhor intérprete do 6º Festival de Música da Ufal (Femufal). Na sequência, o grupo Malacada encerrará mais um dia de evento.
– Dia 6, Kissia Barros, 3º lugar na categoria de melhor composição do 6º Femufal, e Chau do Pife sobem ao palco.
– Dia 7, a banda Atrito 82 e Vibrações encerram a programação musical da 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas.
O homenageado
O grande homenageado deste ano é Jofre Soares (Palmeira dos Índios/AL 1918-1996), ator conhecido por sua atuação no cinema e no teatro brasileiro. Jofre atuou em mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para Vidas Secas (1963), Tenda dos Milagres (1969) e Memórias do Cárcere (1983), de Nelson Pereira dos Santos; Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha; Chuvas de Verão (1977) e Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diégues; Gabriela – Cravo e Canela (1983), de Bruno Barreto; Morte e Vida Severina (1977), de Zelito Viana.
Parceiros
O Festival é realizado pela Ufal e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), com patrocínio da Algás, Prefeitura de Penedo, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). São parceiros do evento a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Secção Alagoas (ABD&C/AL), Way Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).