Curso disseminará técnicas de criação de abelhas sem ferrão no Estado

Em parceria com o Sebrae, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) promove, nos dias 13 e 14 de novembro, o I Curso para Multiplicadores em Melipolinicultura de Alagoas. O curso acontece no meliponário Oficina do Mel, instalado na Fazenda Redenção, município de Barra de Santo Antônio, a partir das 8h.
A melipolinicultura abrange a criação de abelhas Melíponas, que se distinguem das abelhas do gênero Apis – usadas na apicultura – pela ausência de ferrão. Entre as espécies encontradas em Alagoas estão a Uruçu, a Jandaíra, a Mandaçaia e a Papa-Terra.
De acordo com o técnico da Seagri Jorge Santana, atualmente cerca de 400 famílias desenvolvem a melipolinicultura em Alagoas. “Com o curso, teremos mais pessoas capacitadas para passar orientações, conhecimentos e técnicas aos que já se dedicam à atividade no Estado, além de incentivar outras pessoas que têm interesse. Todos os participantes vão receber certificados que comprovam sua qualificação para o trabalho”, explica Santana.
Ainda este mês, o governador Renan Filho deverá assinar o decreto de criação da Câmara Setorial do Mel e Derivados, que servirá de fórum para o desenvolvimento da cadeia produtiva em Alagoas. A demanda dos produtores foi repassada ao chefe do Executivo pelo secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, no mês de outubro.
“A apicultura e a melipolinicultura são atividades importantes para o Estado, servindo de alternativa para o produtor rural em meio à crise do setor sucroenergético. E com a câmara setorial, os produtores poderão discutir alternativas para retomada do crescimento do setor, ampliação do mercado e aprimoramento de técnicas produtivas”, diz Vasconcelos.
O curso de multiplicadores terá a participação de representantes do Senar, Senai, Ufal, Uneal, Federação dos Apicultores e Melipolinicultores de Alagoas (Famel) e das unidades de Arranjos Produtivos Locais (APLs) Apicultura Sertão e Apicultura Litoral e Lagoas.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
