Defensoria pede bloqueio das contas do Estado para garantir tratamento a paciente
A Defensoria Pública do Alagoas entrará com pedido de bloqueio das contas do Estado, em razão de o ente público não haver cumprido decisão judicial proferida em setembro pela 16ª Vara Cível da Capital (Fazenda Pública Estadual). A decisão obrigava o Estado a ofertar medicamento para o tratamento de câncer de pele a uma paciente.
De acordo com a assistida M.S.F, a busca para conseguir dar continuidade ao tratamento do melanoma diagnosticado há três anos, de forma adequada, começou há três meses quando a médica que a acompanha receitou o medicamento Ipilimumabe, não existente na farmácia de Alagoas e ela decidiu procurar a Defensoria Pública para tentar conseguir o remédio.
A Defensoria entrou com ação com pedido de tutela antecipada e garantiu na Justiça o recebimento do remédio no prazo de 15 dias após a intimação. O Estado foi notificado da decisão, proferida pela Juiza Maria Ester Cavalcante Manso em 17 de setembro, no dia 05 de outubro, mas até o momento não houve cumprimento.
"Tudo que eu quero é continuar me tratando e conseguir me curar. Quando fui a Farmácia do Estado saber se o meu remédio já tinha chegado me falaram que vai demorar muito e que eu deveria buscar novamente a Defensoria Pública", conta a assistida.
O tratamento indicado a paciente M.S.F consiste em quatro ciclos de quimioterapia, com duração de 21 dias cada. Para os ciclos foi receitado o uso do medicamento Ipilimumab, 200 mg, 1 frasco com 40 ml por vez, segundo informações do Núcleo Interinstitucional de Judicialização da Saúde (NIJUS), inclusive quanto ao valor do tratamento.
Para o defensor público Fabrício Leão Souto “a situação impõe providências urgentes para garantir o direito à saúde da cidadã, conforme asseguram a Constituição e as Leis do país, inclusive mediante bloqueio das contas estatais”, explica.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
