Número de mulheres presas cresceu 444% em Alagoas
O Estado de Alagoas foi o que registrou o maior crescimento da população carcerária feminina, no período 2007 a 2014, conforme o primeiro relatório nacional sobre a população penitenciária feminina do país. O documento foi divulgado nesta quinta-feira (05) pelo Ministério da Justiça e Alagoas teve um crescimento de 444%. No Brasil, entre os anos 2000 e 2014, esse crescimento foi de 567,4%.
Os dados publicados mostram que São Paulo é o estado que tem a maior população de mulheres encarceradas, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Enquanto isso, os Estados do Paraná e do Mato Grosso registraram uma queda nesse índice, com redução de 43% e de 29%, respectivamente.
De acordo com a pesquisa, 50% das mulheres encarceradas no Brasil têm de 18 a 29 anos. De cada três presas, duas são negras. Outro dado constatado é que 68% delas foram para o presídio por causa do tráfico de drogas.
Quanto a escolaridade, as mulheres apresentam condições melhores que a dos homens presos. Entre elas, 50% não concluíram o ensino fundamental, sendo que a taxa entre os homens é 53%. O índice de analfabetismo também é menor. Apenas 4% das mulheres encarceradas são analfabetas, contra 5% dos homens. Ainda de acordo com o relatório, 11% delas concluíram o ensino médio, contra 7% dos homens.
O estudo mostra que, em números absolutos, o Brasil está em quinto lugar na lista dos 20 países com maior população prisional feminina do mundo em 2014, atrás dos Estados Unidos (205.400 detentas), da China (103.766) Rússia (53.304) e Tailândia (44.751).
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
