Número de mulheres presas cresceu 444% em Alagoas

O Estado de Alagoas foi o que registrou o maior crescimento da população carcerária feminina, no período 2007 a 2014, conforme o primeiro relatório nacional sobre a população penitenciária feminina do país. O documento foi divulgado nesta quinta-feira (05) pelo Ministério da Justiça e Alagoas teve um crescimento de 444%. No Brasil, entre os anos 2000 e 2014, esse crescimento foi de 567,4%.
Os dados publicados mostram que São Paulo é o estado que tem a maior população de mulheres encarceradas, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Enquanto isso, os Estados do Paraná e do Mato Grosso registraram uma queda nesse índice, com redução de 43% e de 29%, respectivamente.
De acordo com a pesquisa, 50% das mulheres encarceradas no Brasil têm de 18 a 29 anos. De cada três presas, duas são negras. Outro dado constatado é que 68% delas foram para o presídio por causa do tráfico de drogas.
Quanto a escolaridade, as mulheres apresentam condições melhores que a dos homens presos. Entre elas, 50% não concluíram o ensino fundamental, sendo que a taxa entre os homens é 53%. O índice de analfabetismo também é menor. Apenas 4% das mulheres encarceradas são analfabetas, contra 5% dos homens. Ainda de acordo com o relatório, 11% delas concluíram o ensino médio, contra 7% dos homens.
O estudo mostra que, em números absolutos, o Brasil está em quinto lugar na lista dos 20 países com maior população prisional feminina do mundo em 2014, atrás dos Estados Unidos (205.400 detentas), da China (103.766) Rússia (53.304) e Tailândia (44.751).
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
