Médicos reclamam da falta de pagamento de prefeituras
Salários atrasados e em alguns casos sem receber os vencimentos. Essa é a realidade de médicos que trabalham nas prefeituras de cidades de Alagoas.
A denúncia chegou à Redação do 7 Segundos por meio de uma médica, que pediu para não ser identificada para não receber retaliação da prefeitura em que trabalha.
Ela disse que já ficou três meses sem receber o salário e que a situação está ficando insustentável.
Sem informação
Segundo a médica, os profissionais da saúde ligam para os secretários de Saúde e até para os prefeitos e eles não atendem e nem retornam as ligações.
"Quando a gente liga para obter informação do pagamento eles identificam nosso número e não atendem a ligação", denunciou.
Ela citou as prefeitura das cidades de Santana do Ipanema, Estrela de Alagoas, no Sertão, e a Prefeitura de Girau do Ponciano, no Agreste do estado.
Segundo a médica, que terá o nome preservado nesta reportagem, a Prefeitura de Estrela de Alagoas mantém essa prática de atrasar os salários dos médicos em mais de dois meses.
Ela disse que a Prefeitura de Santana do Ipanema pagou, em novembro, o salário de setembro e o de outubro não tem previsão ainda.
"Deve haver uma reunião no dia 18 desse mês para resolver essa situação", disse a médica.
Outra denúncia é a de que os médicos cubanos, que trabalham pelo programa federal Mais Médicos estão recebendo o salário em dia. Já os médicos brasileiros não.
"Por que será que existe essa discriminação ou será que é para não ter problemas com o governo federal que repassa a verba?", questionou a profissional.
Associação Médica
O caso da falta de pagamento dos médicos pelas prefeituras alagoanas já chegou ao Sindicado dos Médicos do Estado de Alagoas (Sinmed/AL).
O 7 Segundos entrou em contato com o sindicato e conversou com a advogada da entidade, Maria Gorete Araújo. Ela confirmou a situação da falta de pagamentos, mas disse que a situação está sendo resolvida.
Com relação à Prefeitura de Santana do Ipanema, a advogada do Sinmed disse que o pagamento não foi feito devido a um erro no número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa terceirizada que presta serviço à prefeitura municipal.
"Com o erro do CNPJ a Secretaria de Estado da Saúde ficou impedida de repassar a verba para o pagamento dos médicos, mas a secretária estadual de Saúde, Rosângela Wyszomirska, confirmou que a situação está regularizada e o pagamento será feito", afirmou Gorete Araújo.
A advogada do Sinmed ressaltou que o sindicato está orientando os médicos de Alagoas a seguirem a Resolução do CRM (Conselho Regional de Medicina), que determina um preaviso de 30 dias, caso ele não receba o salário para, em seugida, informar à prefeitura que está afastado do trabalho.
"Essa medida assegura ao médico o direito de entrar na Justiça e garantir o recebimento dos seus rendimentos", afirmou Gorete Araújo.
Últimas notícias
PF disponibiliza formulário para denúncias de possíveis crimes eleitorais
Datafolha: Lula abre vantagem em MG e cresce em SP, onde empata com Flávio
Palmeira dos Índios prepara entrega de mais de mil casas populares
Arthur Lira participa de caminhada com JHC, Marina e Célia Rocha em Arapiraca
Polícia Federal realiza ação em agência da Caixa Econômica em Rio Largo
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
