Alagoas

Evento discute aproveitamento de água para o cultivo de hortaliças

Por Ascom 12/11/2015 11h11

A economia de água é uma importante aliada de qualquer produção no meio rural e o tema que será debatido no 1º Seminário Alagoano de Horticultura. O evento, organizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste, ocorre no campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nos dias 18 e 19 de novembro.

Entre os destaques da iniciativa, estão as palestras e debates sobre a hidroponia, técnica que tem a capacidade de fornecer a qualquer planta soluções nutritivas em doses corretas de sol, água e nutrientes. Neste modelo de cultivo, não há o contato da hortaliça com o solo, além disso, é economizado até 70% de água em relação ao manejo convencional.

Na abertura do encontro, ainda haverá uma conferência sobre “A variabilidade das chuvas e a importância do uso racional da água na produção de hortaliças”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ronaldo Souza Rezende, que possui doutorado em irrigação e drenagem.

De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, o momento foi uma demanda do grupo gestor do arranjo e deve atender produtores e técnicos envolvidos com produção de hortaliças na região. Desta forma, o evento deve despertar para o melhor uso da água no território, além de integrar a academia e os horticultores.

“Um dos pontos importantes do encontro serão os palestrantes, nós teremos diversos especialistas que vão poder fornecer as melhores informações para os produtores. Eles são de instituições como a Braskem, Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Federal de Campina Grande (Ufcg)”, enfatiza o gestor.

Na programação do evento, também ocorrerão visitas a vitrines tecnológicas dentro do campus da Ufal, ou seja, a parte prática do seminário. Na ocasião, os produtores vão aprender um pouco mais sobre o manejo de algumas hortaliças como a alface, couve, pimentão e quiabo.

O APL Horticultura no Agreste faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae. O seminário tem apoio da Ufal, Prefeitura de Arapiraca, Secretaria de Agricultura Pesca e Aquicultura (Seagri) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater)