Alagoas

Profissionais do turismo recebem capacitação sobre destinos de Alagoas

Por Agência Alagoas 12/11/2015 13h01

Com foco na diversidade da oferta turística e no potencial dos destinos e roteiros de Alagoas, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou na quarta-feira (11) mais um ciclo de aperfeiçoamento profissional. A capacitação contou com a presença de, aproximadamente, 60 membros do trade turístico local.

Voltado para guias de turismo, recepcionistas de hotéis e pousadas e atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), o encontro tem o intuito de capacitar os profissionais para a transmissão de conhecimentos sobre o Estado, qualificando serviços, destinos e produtos oferecidos aos visitantes de Alagoas.

“Esse é um momento importante por representar a oportunidade de conhecermos o Estado como um todo, indo além da capital e dos atrativos mais próximos. Muitos visitantes querem informações sobre o que fazer em Alagoas e o que temos de melhor por aqui. Para oferecer esse serviço com qualidade precisamos estar aptos e capacitados, conhecendo o destino de forma geral”, afirma a estagiária do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estudante de Turismo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Karine Kelly.

Na programação, a primeira região apresentada foi Caminhos do São Francisco, explorada pelo gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Mauro Coutinho. No painel, foram destacados os principais atrativos do destino, como o passeio pelos cânions e a foz do Rio São Francisco, além da Rota do Cangaço, em Piranhas. A gastronomia e o artesanato local também são potenciais da região e foram trabalhados na oficina.

Apresentando a região quilombola de União dos Palmares, o guia de turismo Cleiton Santana destacou a riqueza histórica e cultural da Serra da Barriga e a preparação para o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Como atrativos, o passado de luta e resistência do povo alagoano é contado através do Parque Memorial Zumbi dos Palmares. O guia destacou, ainda, as especialidades da culinária africana, que podem ser encontradas nos tradicionais restaurantes locais.

O destino Lagoas e Mares do Sul, por sua vez, aposta nas praias e belezas naturais do litoral. Segundo a gestora do APL Lagoas e Mares do Sul, Sandra Gomes, as manifestações culturais também são fortes atrativos para a localidade.

Considerado um dos destinos mais procurados no Estado, a região Costa dos Corais contempla 10 municípios de Alagoas. Informações sobre os atrativos turísticos, distância, como chegar e bases de preços dos hotéis e pousadas locais foram destacadas pelo supervisor de Estudos e Pesquisas da Sedetur, Francis Hurst.

No painel voltado para a capital, os profissionais do trade receberam instruções sobre a programação das atividades em comemoração aos 200 anos de Maceió, além de serem capacitados para apresentar aos visitantes o potencial no segmento do turismo náutico e esportivo. A apresentação foi ministrada pela coordenadora de operações da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Cristina Quirino.