Profissionais do turismo recebem capacitação sobre destinos de Alagoas
Com foco na diversidade da oferta turística e no potencial dos destinos e roteiros de Alagoas, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou na quarta-feira (11) mais um ciclo de aperfeiçoamento profissional. A capacitação contou com a presença de, aproximadamente, 60 membros do trade turístico local.
Voltado para guias de turismo, recepcionistas de hotéis e pousadas e atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), o encontro tem o intuito de capacitar os profissionais para a transmissão de conhecimentos sobre o Estado, qualificando serviços, destinos e produtos oferecidos aos visitantes de Alagoas.
“Esse é um momento importante por representar a oportunidade de conhecermos o Estado como um todo, indo além da capital e dos atrativos mais próximos. Muitos visitantes querem informações sobre o que fazer em Alagoas e o que temos de melhor por aqui. Para oferecer esse serviço com qualidade precisamos estar aptos e capacitados, conhecendo o destino de forma geral”, afirma a estagiária do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estudante de Turismo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Karine Kelly.
Na programação, a primeira região apresentada foi Caminhos do São Francisco, explorada pelo gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Mauro Coutinho. No painel, foram destacados os principais atrativos do destino, como o passeio pelos cânions e a foz do Rio São Francisco, além da Rota do Cangaço, em Piranhas. A gastronomia e o artesanato local também são potenciais da região e foram trabalhados na oficina.
Apresentando a região quilombola de União dos Palmares, o guia de turismo Cleiton Santana destacou a riqueza histórica e cultural da Serra da Barriga e a preparação para o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Como atrativos, o passado de luta e resistência do povo alagoano é contado através do Parque Memorial Zumbi dos Palmares. O guia destacou, ainda, as especialidades da culinária africana, que podem ser encontradas nos tradicionais restaurantes locais.
O destino Lagoas e Mares do Sul, por sua vez, aposta nas praias e belezas naturais do litoral. Segundo a gestora do APL Lagoas e Mares do Sul, Sandra Gomes, as manifestações culturais também são fortes atrativos para a localidade.
Considerado um dos destinos mais procurados no Estado, a região Costa dos Corais contempla 10 municípios de Alagoas. Informações sobre os atrativos turísticos, distância, como chegar e bases de preços dos hotéis e pousadas locais foram destacadas pelo supervisor de Estudos e Pesquisas da Sedetur, Francis Hurst.
No painel voltado para a capital, os profissionais do trade receberam instruções sobre a programação das atividades em comemoração aos 200 anos de Maceió, além de serem capacitados para apresentar aos visitantes o potencial no segmento do turismo náutico e esportivo. A apresentação foi ministrada pela coordenadora de operações da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Cristina Quirino.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
