Aneel não recomenda renovação da concessão da Eletrobras em AL
A pressão para que a Eletrobras, empresa responsável pela distribuição de energia em Alagoas, pague suas dívidas no estado foi intensificada depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou ao governo federal que não renove a concessão da empresa devido à inadimplência junto ao setor.
Uma das pretensões da estatal é manter a concessão para colocar a empresa à venda, como parte de um processo que já tinha sido iniciado pela Eletrobras em Goiás, com o oferecimento da Celg aos investidores ainda este ano.
O Diretor Financeiro da Eletrobras, Armando Casado, informou que a empresa não deixará que o governo federal retire a concessão da empresa. "É um valor muito baixo e vamos resolver o problema. A Ceal (antigo nome da Eletrobras em Alagoas) tem mais valia, é uma boa empresa e está na nossa lista de venda. Vou entrar diretamente no processo para resolver”, disse Casado à Reuters.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que centraliza os pagamentos e recebimentos entre as empresas do setor, informou à Aneel que a Eletrobras Distribuição Alagoas devia cerca de 65 milhões de reais em meados de outubro.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, definiu a situação da distribuidora de Alagoas como “inaceitável”, uma vez que a empresa recolhe tarifas de seus consumidores, mas não cumpre com obrigações junto ao setor elétrico. “É realmente lamentável que a empresa chegue a essa situação”, disse Rufino, ao aprovar o encaminhamento de sugestão ao Ministério de Minas e Energia para que a concessão da empresa, vencida em julho deste ano, não seja renovada.
A Eletrobras Alagoas alega que tem enfrentado custos maiores que os contemplados nas tarifas – uma questão que tem sido destacada por diversas distribuidoras neste ano, conforme o maior custo de acionamento de termelétricas e o aumento do preço da energia de Itaipu, cotada em dólares, pressionam o caixa do segmento.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
