Aneel não recomenda renovação da concessão da Eletrobras em AL

A pressão para que a Eletrobras, empresa responsável pela distribuição de energia em Alagoas, pague suas dívidas no estado foi intensificada depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou ao governo federal que não renove a concessão da empresa devido à inadimplência junto ao setor.
Uma das pretensões da estatal é manter a concessão para colocar a empresa à venda, como parte de um processo que já tinha sido iniciado pela Eletrobras em Goiás, com o oferecimento da Celg aos investidores ainda este ano.
O Diretor Financeiro da Eletrobras, Armando Casado, informou que a empresa não deixará que o governo federal retire a concessão da empresa. "É um valor muito baixo e vamos resolver o problema. A Ceal (antigo nome da Eletrobras em Alagoas) tem mais valia, é uma boa empresa e está na nossa lista de venda. Vou entrar diretamente no processo para resolver”, disse Casado à Reuters.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que centraliza os pagamentos e recebimentos entre as empresas do setor, informou à Aneel que a Eletrobras Distribuição Alagoas devia cerca de 65 milhões de reais em meados de outubro.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, definiu a situação da distribuidora de Alagoas como “inaceitável”, uma vez que a empresa recolhe tarifas de seus consumidores, mas não cumpre com obrigações junto ao setor elétrico. “É realmente lamentável que a empresa chegue a essa situação”, disse Rufino, ao aprovar o encaminhamento de sugestão ao Ministério de Minas e Energia para que a concessão da empresa, vencida em julho deste ano, não seja renovada.
A Eletrobras Alagoas alega que tem enfrentado custos maiores que os contemplados nas tarifas – uma questão que tem sido destacada por diversas distribuidoras neste ano, conforme o maior custo de acionamento de termelétricas e o aumento do preço da energia de Itaipu, cotada em dólares, pressionam o caixa do segmento.
Últimas notícias

Dado Dolabella se pronuncia após polêmica com Wanessa Camargo; veja

Deputado Leonam Pinheiro repudia assassinato de mulher morta a facadas no Jacintinho

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Homem que matou ex a facadas no Jacintinho diz não aceitava fim do relacionamento

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
