Arapiraca

MBA Arapiraca ensina empresários a encarar a crise

Por 7 Segundos com Assessoria 13/11/2015 08h08
MBA Arapiraca ensina empresários a encarar a crise
- Foto: Assessoria

É preciso olhar para o panorama geral e reconhecer: há, sim, uma crise econômica nos rondando. Desta feita, o Management Business Arapiraca (MBA) apresentou novas perspectivas para encarar este quadro atual que vivencia o Brasil como um todo.

Foi diante deste quadro que o chef Ricardo Ferro, à frente do Restaurante Catolé, compareceu ao evento. “É a primeira vez que venho a este congresso de vendas e, de fato, ele dá uma injeção de ânimo no comércio! O brasileiro em geral ‘gosta’ de reclamar de tudo. É hora de encarar a crise e de uma mudança de atitude por parte dos empresários”, diz.

A visão dele foi pontuada nos discursos dos renomados palestrantes que subiram ao palco nesta quinta-feira (12), em evento realizado no Levino’s Hall, bairro de Novo Horizonte.

Sair do comodismo

O administrador e mestrando em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM), Cláudio Luvizzoti, mostrou tópicos para entender por que o cliente compra ou não compra algo, como obter mais concentração e foco para o cumprimento de metas e a arte de transformar ameaças em oportunidades.

“O grande desafio é você, profissional, se manter em alta, mesmo em tempos difíceis. Cabe a nós a ‘automudança’. Desde o início da Humanidade, temos passado por crises e elas, ironicamente, nos deixam mais fortes em seguida. Porque evoluímos, nos tornamos melhores gestores e nos preparamos para momentos mais árduos. Temos que fugir do comodismo”, reflete.

Para tanto, a radialista Julya Lima, que atua na Gazeta FM, afirmou que o congresso lhe serviu para se atualizar, fazer novos contatos e interagir com as pessoas. “Todos aqui estão na mesma vibração, querendo aprender mais sobre o mercado e isto é muito positivo para Arapiraca”, coloca.

Fabrício Medeiros, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com especialização em Educação Executiva em Negociação de Liderança pela Harvard Law School, reforçou este discurso de “sair da zona de conforto” – ele seria o mediador do evento, mas a pedidos fez uma palestra especial para os mais de 700 presentes.

O alagoano, que já deu explanações para o Facebook e ao Google, pontuou que vender é uma ciência. “Não há essa coisa de ser ‘desenrolado’. Existe toda uma técnica, um método de abordagem. Antigamente, esperava-se o cliente; hoje, temos que ir buscá-lo onde quer que ele esteja. Nada melhor que fazer isso com o olho no olho, ofertando o melhor produto para aquele consumidor e não porque você está visando o dinheiro”, completa.

Foi a deixa para Alfredo Rocha, formado em Psicologia, Filosofia e Sociologia com especialização em Comunicação, que soltou a máxima: “Não diga o preço, diga o valor do produto – as qualidades dele”. O especialista evidenciou como lidar com as mudanças do mundo moderno e manter a equipe motivada.

“Não é hora de temer a crise, mas entendê-la. E quando o medo é maior que isso, ele nos paralisa. Isto não pode acontecer! A hora é de agir com veemência. A economia é como nossa vida – há altos e baixos – e precisamos apenas estar preparados. Os pensadores gregos e chineses tomam por esta palavra ‘crise’ como ‘oportunidade’. Então, tratam-se de desafios à nossa inteligência”, dispara Rocha, ressaltando que “venda” é puramente relacionamento.

Parcerias fortes

Em mais esta edição, o maior congresso de vendas de Alagoas trouxe eventos simultâneos, em consonância às palestras realizadas.

“O que este MBA Arapiraca traz para a cidade é algo sem igual: aumenta o nível de empregabilidade e a busca pela qualificação profissional. Por sentir que a agência A5VC age com seriedade, acreditamos no potencial deste evento crescer ainda mais”, pontua o coordenador da Universidade Tiradentes (Unit), Wellington dos Santos.

Além da Unit, havia na “Feira de Negócios” diversos stands com os parceiros Sebrae, Senac, New Car Veículos, CrediAmigo, Smile Saúde, OverPoint, Oops Telecom, Arapiraca Garden Shopping e Carlos Gomes Imobiliária, que aproveitaram o ensejo para promoverem seus produtos e serviços para a sociedade.

No local, existia ainda o MBA Choice, promovendo a oportunidade de empregos na área de vendas aos participantes do congresso, mais uma iniciativa do administrador e dono da A5VC, Yuri Tavares, que organizou tudo.

Ao final, houve a entrega da pesquisa de aprovação do MBA Arapiraca e a entrega dos certificados aos participantes.