Serra da Barriga pode se tornar Patrimônio Cultural Mundial

No mês em que se celebra a resistência e memória viva do líder negro, Zumbi dos Palmares, representantes do poder público e sociedade civil participaram, nesta quarta-feira, 18, de um seminário para discutir temas sobre a importância do turismo na Serra da Barriga e a valorização da cultura de matriz africana para o Brasil.
O evento promovido pela Fundação Cultural Palmares (FCP), em parceria com os poderes públicos estadual e municipal, aconteceu no município de União dos Palmares.
Na ocasião, a presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, falou da importância da Serra da Barriga para a cultura brasileira.]
"Precisamos entender o significado deste patrimônio e fomentar o turismo para transformar o local em referência mundial. Estamos todos reunidos para construir as diretrizes para esse fomento, pois nós somos os agentes transformadores e valorizamos este território nacional de resistência", justificou a presidente.
Cida Abreu reconheceu a distância da instituição à região, mas se comprometeu em mudar a realidade e construir políticas permanentes de desenvolvimento para o local. "Uma das propostas mais importantes desta gestão da FCP é junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), indicar a Serra da Barriga à ONU para se tornar Patrimônio Cultural Mundial", revelou a presidente.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Lessa, destacou o grande potencial cultural e turístico que existe em União dos Palmares.
"Nós possuímos o que nenhum lugar tem. Foi na Serra da Barriga a maior luta pela igualdade e liberdade do mundo. Promover este lugar, além de fomentar a história do Brasil e o turismo educacional, vai diversificar a economia local", enfatizou José Lessa.
Nesta quinta-feira, 19, uma comitiva dos poderes federal, estadual e municipal fará uma visita técnica à Serra da Barriga e nesta sexta-feira, 20, será comemorado o Dia da Consciência Negra com uma vasta programação na região, que contará com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
