PL proíbe fumar em veículos na presença de menores

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata quase seis milhões de pessoas a cada ano.
Deste total, mais de 600 mil são fumantes passivos, isto é, pessoas que indiretamente têm contato com a fumaça do cigarro. Destas, as maiores vítimas são as crianças que convivem com adultos fumantes.
Com o propósito de minimizar as consequências do cigarro na vida das crianças e dos adolescentes, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) deu entrada na Câmara um projeto de lei que proíbe o uso de produtos fumígenos em veículos particulares, em que haja a presença de menores.
“De fato, o automóvel é um local pequeno, muitas vezes com ventilação prejudicada, onde qualquer poluente ambiental terá seu poder prejudicial intensificado. Não é possível permitir, então, que um adulto coloque em risco a saúde de crianças por ele transportadas”, ressaltou Pedro Vilela.
Este tipo de ação já existe em outros países, como é o caso do Canadá, Estados Unidos, Austrália, Chipre e África do Sul, onde leis nacionais e regionais proíbem fumar no carro se houver crianças.
Restrições
O deputado afirmou que o Estado brasileiro já determinou algumas restrições quanto ao uso do tabaco, mas a lei que existe não aborda o uso do cigarro em veículos automotores particulares, onde frequentemente crianças são transportadas.
"Este projeto de lei pretende, portanto, sanar importante vazio em nossa legislação”, explicou o parlamentar.
No Reino Unido, um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle publicou um estudo que mostra o impacto do tabaco para um fumante passivo nesta situação.
A experiência, feita com a colaboração de fumantes voluntários em trajetos de 20 minutos, mediu a quantidade de químicos nocivos que uma criança respirava em um automóvel com a janela fechada e com a janela aberta.
Os pesquisadores descobriram que mesmo com a janela abaixada, a exposição aos tóxicos do tabaco era 100 vezes maior do que a recomendada pelos organismos de saúde.
“Espero que, uma vez aprovado, esse projeto de lei ajude também aos adultos, e que eles possam largar o tabaco e assim ter sua saúde preservada”, argumentou Pedro Vilela.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital

Arapiraca conquista 1º lugar no Nordeste em prêmio nacional de gestão fiscal

Entenda o motivo da transferência dos destroços de avião que caiu em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
