PL proíbe fumar em veículos na presença de menores
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata quase seis milhões de pessoas a cada ano.
Deste total, mais de 600 mil são fumantes passivos, isto é, pessoas que indiretamente têm contato com a fumaça do cigarro. Destas, as maiores vítimas são as crianças que convivem com adultos fumantes.
Com o propósito de minimizar as consequências do cigarro na vida das crianças e dos adolescentes, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) deu entrada na Câmara um projeto de lei que proíbe o uso de produtos fumígenos em veículos particulares, em que haja a presença de menores.
“De fato, o automóvel é um local pequeno, muitas vezes com ventilação prejudicada, onde qualquer poluente ambiental terá seu poder prejudicial intensificado. Não é possível permitir, então, que um adulto coloque em risco a saúde de crianças por ele transportadas”, ressaltou Pedro Vilela.
Este tipo de ação já existe em outros países, como é o caso do Canadá, Estados Unidos, Austrália, Chipre e África do Sul, onde leis nacionais e regionais proíbem fumar no carro se houver crianças.
Restrições
O deputado afirmou que o Estado brasileiro já determinou algumas restrições quanto ao uso do tabaco, mas a lei que existe não aborda o uso do cigarro em veículos automotores particulares, onde frequentemente crianças são transportadas.
"Este projeto de lei pretende, portanto, sanar importante vazio em nossa legislação”, explicou o parlamentar.
No Reino Unido, um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle publicou um estudo que mostra o impacto do tabaco para um fumante passivo nesta situação.
A experiência, feita com a colaboração de fumantes voluntários em trajetos de 20 minutos, mediu a quantidade de químicos nocivos que uma criança respirava em um automóvel com a janela fechada e com a janela aberta.
Os pesquisadores descobriram que mesmo com a janela abaixada, a exposição aos tóxicos do tabaco era 100 vezes maior do que a recomendada pelos organismos de saúde.
“Espero que, uma vez aprovado, esse projeto de lei ajude também aos adultos, e que eles possam largar o tabaco e assim ter sua saúde preservada”, argumentou Pedro Vilela.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
