Agreste

Grafiteiro transforma tambores em obra de arte

Por 7 Segundos 20/11/2015 17h05
Grafiteiro transforma tambores em obra de arte
Gomes grafiteiro - Foto: Por tal Nesse Instante

Os tambores de lixo de algumas residências e lojas comerciais do município de Palmeira dos Índios, a 130 km de Maceió, dão vida às ruas da cidade e estão dando o que falar.

É que o grafiteiro José Gomes da Silva, 43 anos, conhecido profissional por "Gomes" teve uma ideia brilhante: transformar tambores de metal, que servem para depositar lixo, em obra de arte.

Para saber mais sobre esse trabalho inovador o 7 Segundos conversou com o artista palmeirense por telefone e descobriu a origem da arte de Gomes.

Com a ideia na cabeça e o incentivo que teve do ex-prefeito da cidade, Alberto Cordeiro, já falecido, e que entregou ao artista plástico um recorte de jornal com a mesma iniciativa há tempos atrás.

"A partir daí tive a ideia de transformar os tambores, utilizando a arte do grafite e melhorar o visual da cidade com os trabalhos que eu faço", declarou Gomes.

Desenhos de revista e internet

Os trabalhos são réplicas de desenhos que ele copia de revistas e internet ou de sua própria criação. Os primeiros tambores foram pintados em 2014 e agradou ao próprio artista como também à população e os comerciantes da região, que começaram a encomendar os novos produtos.

Desde outubro deste anos a escala de produção dos tambores grafitados por Gomes tem crescido. Só nas ruas e calçadas da cidade já são vinte tambores que servem de lixeiras e incentivam a população a ter uma consciência ambiental com o visual do depósito lixo mais agradável.

Os tambores de Gomes estão deixando a cidade de Palmeira dos índios estão melhorando e mudando a paisagem urbanística e melhorando a limpeza da cidade.

Gomes levou a ideia para o atual prefeito da cidade, James Ribeiro, que achou a arte bonita, mas até agora não mostrou interesse em incentivar o trabalho do grafiteiro.

"Eu achei que o prefeito fosse se interessar pela minha arte, mas até agora nunca me deu uma resposta", disse Gomes, indiferente à atitude do chefe municipal.

Por outro lado, moradores, comerciantes, instituições de ensino e empresas já estão de olho na arte dos tambores que são comercializados por Gomes a R$ 150 cada um. Ele transforma os tambores na garagem da própria casa.

A arte de Gomes começou há mais de dez anos. Ele é pintor de faixas áereas, letreiros e painéis de escolas. A partir daí se reinventou e criou a arte do grafite nos tambores.

E nas horas vagas Gomes dá aula de karatê e para mostrar sua potencialidade ele já é faixa preta. E se depender do nível da faixa, os tambores já estão garantidos.