Ação Civil Pública garante permanência de moradores na Serra dos Frios

A 1ª Vara da Comarca de União dos Palmares concedeu decisão liminar favorável em Ação Civil Pública interposta pela Defensoria Pública, através da Defensora Andresa Wanderley Gusmão, em face do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) para garantir o direito à posse e moradia das famílias de baixa renda que residem na Serra dos Frios, em União dos Palmares, há mais de 50 anos.
No dia 16 de outubro de 2015, técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas – IMA notificaram o grupo de agricultores residentes na área para desocuparem o local no prazo de 30 dias, sob o argumento de se tratar de área de preservação permanente, inserida na Área de Proteção Ambiental de Murici.
Na ação, a Defensoria Pública sustentou a necessidade do contraditório (artigo 5º, inciso LV, da CF); o direito à moradia (art. 6º da CF); a excepcionalidade das remoções administrativas; a posse contínua e sem oposição pelos agricultores; a necessidade de realização de perícia técnica para a delimitação exata da área de APP, com levantamento planialtimétrico e delimitação das margens de preservação e a possibilidade de ocupação humana em APP’s.
A Magistrada da 1ª Vara da Comarca de União dos Palmares antecipou os efeitos da tutela para que o IMA abstenha-se de praticar qualquer ato atentatório à posse dos moradores: “entendo que parece mais acertado adotar a posição que protege, num primeiro momento, o direito à posse dos moradores em conflito com o direito à preservação ambiental”.
Últimas notícias

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição

Ex-vice-prefeito de Major Izidoro é nomeado para cargo na ALE-AL; salário chega a R$12 mil

Departamento Estadual de Aviação atua no resgate de vítimas de acidente na AL-105

Merendeira de Maceió concilia trabalho em CMEI com curso superior de Nutrição
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
