Capital

Em três dias, Conciliação firma mais de 180 acordos

Por Redação com Assessoria 26/11/2015 15h03
Em três dias, Conciliação firma mais de 180 acordos
- Foto: Assessoria / TJ-AL- Caio Loureiro

Em Maceió, a 10ª Semana Nacional da Conciliação vai se estender até o dia 4 de dezembro. Em apenas três dias foram feitos, até agora, 182 acordos.

O evento realizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) seria concluído nesta sexta-feira (27), de acordo com a programação nacional, mas devido à demanda será estendido até o próximo dia 4, no Fórum do Barro Duro, na capital alagoana.

Até esta quarta-feira (25), foram realizadas 453 audiências. As outras conciliações pautadas não aconteceram porque pelo menos uma das partes não compareceu. A ação teve início na segunda-feira (23).

A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Os processos são referentes a pensão alimentícia, divórcio revisão de contrato e ações de cobrança.

De acordo com o juiz Odilon Marques Luz, que está à frente da semana, a conciliação é a grande saída para o Judiciário dar mais celeridade aos processos.

"A conciliação é uma das ferramentas mais eficientes no combate a morosidade. Em apenas um encontro, o magistrado consegue finalizar um litígio que poderia levar ate anos para sua resolução", afirmou o magistrado.

Luciana Maria da Silva e José Fernando da Silva enxergaram na iniciativa a chance de oficializar o fim do casamento.

"Fomos casados por dez anos, chegou um momento que cada um decidiu seguir sua vida. Com a assinatura do divorcio, poderemos oficializar esse desejo. Saio bastante satisfeita com o trabalho feito pela Justiça", explicou Luciana Maria.

Quem também foi resolver o divórcio e saiu satisfeito da audiência foi Heleno Miranda.

"Escolhi pelo acordo, pois acredito que seja a maneira mais prática de resolver o problema sem precisar contratar um advogado", disse Miranda.

Durante esta semana, as audiências estão acontecendo das 8h às 12h e das 13h00 às 17h30.