Policiais Militares lançam obras na Bienal do Livro de Alagoas

"Mais uma contribuição positiva da corporação à sociedade. Estes militares orgulham a briosa polícia alagoana, pois todo o trabalho de pesquisa foi voluntário e, muitas das vezes, realizado no horário de folga do PM”. A afirmação foi feita pelo coronel Louvercy Monteiro, sub-comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), na noite da última quarta-feira (25), quando prestigiava o lançamento das obras, cujos autores são oficiais e praças da PMAL.
O primeiro lançamento foi do livro “Segurança Pública: qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho na perspectiva dos operadores”. Trata-se da coletânea dos artigos científicos apresentados pelos profissionais de Segurança Pública, quando na conclusão do curso de pós-graduação promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com especialização na temática principal da obra.
Segundo o professor Ricardo da Silva, organizador do livro, o trabalho apresentado estabelece relações entre o Estado e as políticas para a qualidade de vida, à saúde e à segurança no trabalho (QVSST) dos servidores e trabalhadores da Segurança Pública de Alagoas, identificados na coletânea como operadores.
O estande da editora Nossa Livraria foi pequeno para comportar os familiares e amigos de profissão que foram prestigiar a iniciativa pioneira dos profissionais de Segurança Pública alagoanos, pois, além dos policiais militares, fazem parte do projeto bombeiros militares e policiais civis. Dentre eles, o major PM Valdécio Nascimento, que analisou em seu artigo o estresse pós-traumático vivenciado pelos operadores, após ocorrências com uso de força letal.
“Nossa corporação instituiu um programa de prevenção ao transtorno do estresse pós-traumático, desenvolvido pelo Centro de Assistência, ação que corrobora com nossa pesquisa e demonstra a preocupação com o bem-estar do policial e um avanço para a efetivação das políticas de QVSST na PMAL”, declarou Nascimento.
Na mesma noite, pela editora Edufal, o coronel Adilson Bispo, hoje na reserva remunerada, lançou a obra intitulada: “Participação popular e a Segurança Pública”. Como entusiasta da prática dos Direitos Humanos e da iniciativa popular, o autor faz uma análise sobre o Conselho Estadual de Segurança de Alagoas.
Atividade policial
Já na quinta-feira, foi lançado “O direito fundamental à Segurança Pública: A Polícia Militar em questão”. A obra é organizada pela professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elaine Pimentel e pela tenente Joyce Oliveira, com a participação de outros oito autores, sendo sete oficiais da corporação.
O livro reúne trabalhos científicos produzidos na Faculdade de Direito da Ufal e tem por objetivo levar à sociedade debates sobre aspectos relevantes da PM, ressaltando avanços da Instituição e o desafio para as próximas gerações.
Já na Biblioteca Central da Bienal, o sargento Elias Barboza lançou a obra “O poder da pulseira e do fogo: A ordem ferida, o dever, a honra e a farda em 30 anos divulgados na imprensa brasileira”. Na obra são retratados a problemática da violência policial e o combate aos desvios de conduta, crimes e corrupção promovidos por agentes públicos.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
