Policiais Militares lançam obras na Bienal do Livro de Alagoas

"Mais uma contribuição positiva da corporação à sociedade. Estes militares orgulham a briosa polícia alagoana, pois todo o trabalho de pesquisa foi voluntário e, muitas das vezes, realizado no horário de folga do PM”. A afirmação foi feita pelo coronel Louvercy Monteiro, sub-comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), na noite da última quarta-feira (25), quando prestigiava o lançamento das obras, cujos autores são oficiais e praças da PMAL.
O primeiro lançamento foi do livro “Segurança Pública: qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho na perspectiva dos operadores”. Trata-se da coletânea dos artigos científicos apresentados pelos profissionais de Segurança Pública, quando na conclusão do curso de pós-graduação promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com especialização na temática principal da obra.
Segundo o professor Ricardo da Silva, organizador do livro, o trabalho apresentado estabelece relações entre o Estado e as políticas para a qualidade de vida, à saúde e à segurança no trabalho (QVSST) dos servidores e trabalhadores da Segurança Pública de Alagoas, identificados na coletânea como operadores.
O estande da editora Nossa Livraria foi pequeno para comportar os familiares e amigos de profissão que foram prestigiar a iniciativa pioneira dos profissionais de Segurança Pública alagoanos, pois, além dos policiais militares, fazem parte do projeto bombeiros militares e policiais civis. Dentre eles, o major PM Valdécio Nascimento, que analisou em seu artigo o estresse pós-traumático vivenciado pelos operadores, após ocorrências com uso de força letal.
“Nossa corporação instituiu um programa de prevenção ao transtorno do estresse pós-traumático, desenvolvido pelo Centro de Assistência, ação que corrobora com nossa pesquisa e demonstra a preocupação com o bem-estar do policial e um avanço para a efetivação das políticas de QVSST na PMAL”, declarou Nascimento.
Na mesma noite, pela editora Edufal, o coronel Adilson Bispo, hoje na reserva remunerada, lançou a obra intitulada: “Participação popular e a Segurança Pública”. Como entusiasta da prática dos Direitos Humanos e da iniciativa popular, o autor faz uma análise sobre o Conselho Estadual de Segurança de Alagoas.
Atividade policial
Já na quinta-feira, foi lançado “O direito fundamental à Segurança Pública: A Polícia Militar em questão”. A obra é organizada pela professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elaine Pimentel e pela tenente Joyce Oliveira, com a participação de outros oito autores, sendo sete oficiais da corporação.
O livro reúne trabalhos científicos produzidos na Faculdade de Direito da Ufal e tem por objetivo levar à sociedade debates sobre aspectos relevantes da PM, ressaltando avanços da Instituição e o desafio para as próximas gerações.
Já na Biblioteca Central da Bienal, o sargento Elias Barboza lançou a obra “O poder da pulseira e do fogo: A ordem ferida, o dever, a honra e a farda em 30 anos divulgados na imprensa brasileira”. Na obra são retratados a problemática da violência policial e o combate aos desvios de conduta, crimes e corrupção promovidos por agentes públicos.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
