Mutirão contra a dengue acontece em Arapiraca
Um mutirão contra a dengue. É o que vai acontecer neste sábado (28) em Arapiraca para que a população possa se prevenir contra a dengue, a Zika vírus, a Chikungunya e a microcefalia.
Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convoca a população da cidade para participar, a partir das oito horas, de um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypit, o transmissor da dengue e outras doenças.
A iniciativa faz parte de uma série de ações que a secretaria vem realizando para orientar e prevenir os moradores acerca dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
De acordo com o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, o mutirão vai mobilizar agentes de endemias entre outros profissionais de saúde, mas o público-alvo é a população de Arapiraca.
“Vamos visitar lojas, residências e abordar condutores de veículos, distribuindo materiais informativos e alertando as pessoas acerca da importância dos cuidados para prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypit", disse o secretário.
Um levantamento feito pela prefeitura apurou que 80% dos focos do mosquito encontrados na cidade foram dentro de reservatórios em residência. Por isso, os agentes irão continuar o trabalho e tratamento com larvicida de águas acumuladas.
A secretaria alerta a população que continue colaborando com o poder público, mantendo a cidade limpa e evitando focos para a proliferação de mosquitos que possam transmitir doenças nessa época do ano.
"Embora haja uma procura muito alta devido à zika, os postos de saúde dos bairros de Arapiraca também estão preparados para receber e atender à população", explicou o secretário.
A questão é preocupante em todo o Brasil. Mas as medidas determinadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas também em Alagoas. Há o monitoramento nos municípios, com grupos se deslocando para atender os casos específicos.
Por se tratar de uma situação inédita, o Ministério da Saúde tem avaliado a utilização de algumas tecnologias para combater a proliferação das doenças. Entre elas, a criação de uma vacina contra a dengue e a utilização de mosquitos transgênicos incapazes de transmitir os vírus.
Medidas simples como a utilização de repelentes e ainda a telagem das casas, impedindo a entrada do mosquito, também são indicadas pelos técnicos do Ministério.
O sábado (28) foi escolhido como o “Sábado da faxina – não dê folga ao mosquito da dengue”, um novo Dia D de combate ao Aedes aegypti.
Horário ampliado
Por conta do aumento do número de viroses e de casos suspeitos de zika vírus, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde montou uma força-tarefa, ampliando o atendimento no 5º Centro de Saúde Doutor Ubiratan Pedrosa Moreira, localizado por trás do Hospital Regional de Arapiraca.
Desde a segunda-feira (23), o horário de atendimento ao público foi ampliado das 7h às 21 horas, assim como dos profissionais que estão trabalhando até as 23 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.
Após as 21 horas, as pessoas que estiverem dentro do centro de saúde serão atendidas.
Para evitar a superlotação no atendimento e o cansaço da equipe de profissionais da saúde, o enfermeiro e coordenador de Atenção às Urgências e do Pronto Atendimento, Magaiver Magno Silva, explicou que os médicos fazem revezamento para trabalhar no horário do almoço.
Últimas notícias
Teca Nelma destaca cotas em universidades de AL e diz que medidas são frutos da luta dos movimentos sociais
Atriz mais polêmica do ano emplacou três fracassos de bilheteria em 2025
Motoqueiro é preso por embriaguez ao volante no município de Jundiá
Funcionários do Veredas realizam novo protesto e entram na segunda semana de greve em Maceió
Dança dos Famosos: Álvaro vira piada após levar patada de jurado
Zé Felipe realiza sonho inusitado e deixa Ana Castela chocada
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
