Funcionários denunciam salários atrasados
Com o início do mês de dezembro a maior parte dos funcionários de empresas públicas e privadas já fica na expectativa de receber o décimo terceiro salário. Mas para os funcionários do Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca, a expectativa é para receber os salários atrasados.
Segundo denúncias, o Hospital Afra não pagou os salários referentes aos meses de outubro e novembro. Por conta do atraso dos salários o clima na unidade de saúde é de total desânimo e de indignação.
Na última sexta-feira (27) os funcionários estavam ansiosos para receber alguma notícia sobre a previsão de pagamento, mas a diretora do hospital teria viajado e não deu nenhuma satisfação.
Na manhã desta terça-feira(1º) os profissionais das áreas de saúde, administrativa e apoio, receberam a informação de que a direção do Hospital Afra Barbosa havia efetuado um depósito em dinheiro na conta dos funcionários. Porém, para a surpresa dos funcionários, o pagamento efetuado era referente ao restante do salário do mês de abril.
“No mês de abril a direção só efetuou 62% do salário e só agora é que pagou o restante. É um desrespeito total com os profissionais que trabalham naquele lugar”, desabafou uma funcionária.
Desânimo
O atraso no pagamento dos salários está refletindo no dia a dia dos funcionários. Quem circula pelos corredores da unidade hospitalar percebe o desânimo e o clima de revolta dos empregados. Em alguns setores é visível a falta de cuidado com a limpeza e a organização dos ambientes.
“Todo mundo tá trabalhando desmotivado. Final de ano quando a maioria dos funcionários recebe o 13º nós estamos esperando ainda o pagamento de outubro”, lamentou.
A administração do hospital Afra Barbosa, negou que o atraso seja de dois meses. O administrador Marcelo Melo disse que o atraso é apenas referente ao mês de outubro. " Até o quinto dia útil do mês de dezembro o pagamento pode ser efetuado, o que não caracteriza dois meses de atraso", rebateu.
Ainda segundo a administração, o atraso no pagamento dos salários dos funcionários foi motivado porque a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) não repassou os valores referentes ao atendimento pelo SUS.
Outro fator agravante que pode adiar ainda mais o pagamento do funcionários também foi o atraso no repasse da verba do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
"Não é somente o Afra Barbosa, a maioria dos hospitais está nessa situação devido ao atraso desses repasses". afirmou o administrador.