Audiência Pública irá debater aumento dos casos de microcefalia

O presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN), usou a tribuna da Casa, nesta quinta-feira, 3, para informar que na próxima quinta-feira, 10, às 9 horas da manhã, o Poder Legislativo realizará uma audiência pública para debater o aumento dos casos de microcefalia em Alagoas.
Segundo dados recebidos pelo deputado, já chegam a 73 registros neste ano. “Será convidada a secretária estadual de Saúde, Rosângela Wyszomirska e os secretários municipais de Saúde de Alagoas”, declarou Tenório.
Em seu pronunciamento, o deputado disse que se faz necessário que as autoridades de Saúde encontrem uma solução, o mais rápido possível, para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus que está relacionado aos casos de microcefalia.
“Estamos partindo para uma situação de extrema preocupação e é preciso que aja um mutirão envolvendo o Ministério da Saúde, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar, a classe estudantil, as universidades, as faculdades, as escolas, enfim, toda a população alagoana no combate este mosquito”, afirmou.
Tenório declarou também que o ideal é se fazer um trabalho preventivo com a população para evitar a proliferação do mosquito. “Alguns Estados do Nordeste, como o Rio Grande do Norte, já decretaram estado de emergência e em outros o Governo está multado as casas que não estão abrindo as suas portas para os agentes de saúde”, disse.
Por fim, Francisco Tenório alertou que a microcefalia pode ter como resultado uma série de deficiências neurológicas, tanto cognitivas, como motoras. “Tenho recebido informações que, além do zika vírus provocar microcefalia nos bebês, há também o risco de crianças, de até sete anos de idade, terem problemas neurológicos se forem infectadas pelo microorganismo”, concluiu.
Em parte, o deputado Léo Loureiro (PPL) informou que outras doenças podem estar ligada ao zika vírus e reforçou a necessidade da Secretaria estadual de Saúde realizar um trabalho conjunto com a secretarias municipais. O deputado Inácio Loiola (PSB) demonstrou preocupação com a proliferação do mosquito.
“Esta questão talvez seja o problema mais sério que afeta o Nordeste brasileiro, porque compromete toda uma geração. Hoje faz medo uma mulher engravidar e até as mulheres que estão grávidas estão com receio de vir para o Nordeste’, destacou.
O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) sugeriu que a Assembleia Legislativa comunique as secretarias estaduais de Saúde dos outros estados do Nordeste para que se estude melhor as consequências do zika vírus. O deputado Sérgio Toledo (PDT) destacou a importância da audiência que o Parlamento irá realizar.
“Essa doença está se espalhando. Antes era só no Nordeste. Hoje já existem casos em várias partes do País. Não basta apenas o Exército entrar no combate, é preciso ações mais fortes. Alagoas é um Estado pequeno, e o turismo é muito importante. Essa doença pode impedir a vinda de turista não só para Alagoas, mas para todo o Nordeste”, afirmou.
Por fim, ainda em aparte, a deputada Jó Pereira (DEM) informou que devem existir instrumentos de pesquisas no País que podem ser utilizado no combate ao mosquito. “É preciso convocar não só a população, mas todos os pesquisadores, para que juntos possamos contribuir no combate ao vetor transmissor do zika vírus”, disse.
Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
