Arapiraca

Campanha do Laço Branco contra a violência à mulher

Por 7 Segundos com Assessoria 06/12/2015 09h09
Campanha do Laço Branco contra a violência à mulher
- Foto: Assessoria

Este domingo, 6 de dezembro, é histórico para as mulheres. Há 26 anos um jovem estudante de engenharia, Marc Lepine, em uma universidade da cidade de Montreal, no Canadá, assassinou 14 mulheres porque elas estariam 'invadindo' o universo masculino, ao estudarem engenharia. Depois do ato, ele se matou.

A tragédia ficou conhecida mundialmente como "Massacre de Montreal". A partir daí, um grupo de homens canadenses criou um movimento para mostrar que há homens que cometem crime contra mulheres, entretanto há outros homens que repudiam essa atitude.

A atitude pela paz ganhou o nome de "Campanha do Laço Branco - Homens pelo fim da violência contra a mulher", comemorada mundial neste domingo (6). Durante a semana que se passou a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, se engajou nessa luta.

A secretária das Políticas para as Mulheres, Hyseth de Fátima Santos, convocou toda a equipe da pasta e as mulheres levaram a campanha até os homens, até a sociedade.

Elas percorreram diversas empresas de Arapiraca no sentido de conscientizar empresários, funcionários e trabalhadores de todos os níveis no engajamento da luta pela não-volência à mulher.

Segundo a secretária, a campanha tem como objetivo, sensibilizar, envolver e mobilizar o público masculino para o uso do laço branco, que simboliza a não-violência de qualquer natureza contra as mulheres.

Na Câmara

Durante audiência na Câmara Municipal de Arapiraca, Hyseth Santos ressaltou a importância da campanha e da contribuição dos vereadores para fortalecer a sociedade arapiraquense, em especial os homens, na convivência pela paz entre eles e as mulheres e no combate a qualquer tipo de violência, seja ela moral, sexual, física, verbal entre outras que agride avassaladoramente à mulher.

Em seu pronunciamento, a secretária Hyseth Santos destacou que a cidade de Arapiraca está fora do Mapa da Violência ao se referir ao ranking da cidade, que antes aparecia em quinto lugar em violência contra à mulher , e hoje aparece na 146ª em todo o Brasil, em termos de homicídios.

"As mulheres ainda sofrem muita violência e a situação em Arapiraca era ainda pior com o assassinato de mulheres por seus companheiros. Hoje esse número caiu do 5º lugar para a 146ª posição do ranking nacional", afirmou Hyseth Santos.

Entretanto, a secretária de Políticas para as Mulheres afirmou que muitas ações de apoio às mulheres estão sendo realizadas na gestão da prefeita Célia Rocha, a exemplo de assistência jurídica e de acompanhamento social, que colocam o município de Arapiraca como referência positiva em todo o Brasil no combate à violência contra a mulher.

"Esse trabalho que estamos desenvolvendo há três anos tem surtido efeitos positivos e por esta razão Arapiraca tem que comemorar sim pelas ações realizada no combate à violência contra a mulher, evidentemente que temos que fazer muito mais e termos o apoio da população nesse tipo de enfrentamento", afirmou Hyseth Santos.

Outro exemplo, segundo a secretária, foi a criação em 2012 do Centro de Referência e Atendimento à Muller em Situação de Violência (CRAMSV), órgão vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e o Juizado da Mulher, implantado há dois anos na cidade.

Nas empresas

Hyseth Santos e toda sua equipe levaram a "Campanha do Laço Branco - Homens pelo fim da violência contra a mulher" às empresas de Arapiraca e tiveram recepção positiva no engajamento ao movimento. Elas percorreram as instalações da Mercomplás, Grupo Coringa, AeC, Carajás, entre outras.

"Foi uma mobilização vitoriosa e estamos felizes em termos sido bem aceitas e passado o objetivo da companha para empresários, funcionários e homens que poderão mudar os números dos índices da violência contra as mulheres", ressaltou Hyseth Santos.