Prefeitura de Arapiraca mobilizará 5 mil pessoas contra aedes aegypti

Os nove casos de microcefalia já registrados até o momento e o índice de 6% de infestação domiciliar do Aedes aegypti estão mobilizando toda a população de Arapiraca para combater o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Após a realização de dois mutirões em cinco bairros da segunda maior cidade de Alagoas, uma força-tarefa está sendo montada para vistoriar, neste sábado (12), todos os bairros de Arapiraca.
A ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Governança e o Poder Judiciário, contará com o apoio de 500 agentes comunitários de saúde, 130 agentes de endemias e uma rede de divulgação, formada por sete emissoras de rádio da cidade: Novo Nordeste, Nova FM, Imprima FM, Gazeta FM, Programa do Alves Correia, 96 FM, Rádio A Voz do Povo, a Voz de Deus e Pajuçara FM.
Todas as rádios vão abrir suas programações matutinas, a partir das cinco horas da manhã deste sábado, com entrevistas e flashes ao vivo em vários pontos da cidade, com o propósito de mobilizar ainda mais a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.
A iniciativa também recebeu o amparo do Poder Judiciário, uma vez que o juiz Alberto Almeida concedeu Mandado de Tutela Antecipada, autorizando agentes de saúde e auxiliares, bem como outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde, para adentrarem em mais de 4.500 imóveis e residências na cidade.
De acordo com a decisão do magistrado, a autorização tem validade no período das 7 às 18 horas deste sábado, em áreas de construção civil cercadas ou inacabadas e não habilitadas.
A autorização também vale para residências cujos moradores se negarem permitir o acesso dos agentes de saúde ou outros profissionais que irão atuar na força-tarefa de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A decisão do juiz plantonista Alberto Almeida prevê, no caso de resistência por parte do proprietário do imóvel, o reforço da Polícia Militar para o apoio ao trabalho do agentes de saúde, após identificação do proprietário do imóvel.
A decisão decorreu de ação civil pública, protocolada pela Procuradoria Geral do Município, com base nas ações preventivas e educativas realizadas pela gestão da prefeita Célia Rocha.
Na manhã desta quarta-feira (9), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) participou de reunião com o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, e todos os outros secretários municipais, para definição das estratégias da força-tarefa, que também deverá contar com o apoio do Exército, por meio do Tiro de Guerra 07015, Corpo de Bombeiros e representantes das associações de moradores.
Segundo um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, foi constatado que cerca de 4.500 imóveis estão fechados há mais de um mês na cidade, o que está contribuindo com o
aumento no número de casos de dengue, zika vírus e febre Chikungunya, na área urbana e também nos povoados de Arapiraca.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
