Cidade de Maria: Mega espetáculo revive a história do nascimento de Jesus
A Cidade de Maria, no município de Craíbas, agreste alagoano, vai reviver uma das histórias mais significativas da humanidade: o nascimento de Jesus. O mega espetáculo, A História do Nascimento de Jesus, será encenado nos dias 25 e 26 de dezembro num complexo teatral que possui 300 mil m², 12 palcos elevados e capacidade para 20 mil pessoas. Com essas dimensões, passa a ser o maior complexo teatral ao ar livre do mundo.
A programação começa às 14h, com a apresentação de coral, às 15h, celebração da Santa Missa, às 17h, apresentação musical e às 18h30, inicia o espetáculo.
O tema gira em torno da anunciação do nascimento de Jesus sob a perspectiva de Maria e José, mostrando o drama do casal em busca de abrigo e acolhida com a vinda do maior símbolo do Cristianismo.
A estrutura da Cidade de Maria está pronta para receber 2 mil ônibus, 5 mil carros e 10 mil motos. O espetáculo tem duração em média de 2 horas. Com direção e adaptação textual de Alberto do Carmo e produção-executiva de Marcos Cordeiro, a peça traz figurinos, cenários e iluminação de encher os olhos e todo o elenco alagoano.
Segundo o fundador da Cidade de Maria, Givaldo Carimbão, a decisão de não trazer artistas renomados para atrair público é o fato de que o evento não tem objetivo financeiro e não existe ninguém maior do que Jesus para atrair multidões.
Ao todo, 230 pessoas formam o elenco, figuração e técnica, todos da região. “Dessa forma, cumprimos um dos objetivos do espetáculo que é a contribuição com a capacitação da mão de obra artística do interior do país”, explicou o produtor-executivo, Marcos Cordeiro.
O espetáculo abre em Alagoas os caminhos para o turismo-cultural com conteúdo histórico-religioso na região agreste. A exemplo do que acontece com a Paixão de Cristo. A ideia é criar uma rota migratória durante os festejos natalinos e proporcionar à comunidade um roteiro estadual de cultura. A História do Nascimento de Jesus terá cobertura completa da Rede Vida de Televisão.
Construída em 2006 pelo deputado federal Givaldo Carimbão, a Cidade de Maria era um espaço utilizado para a recuperação de dependentes químicos. Com o tempo, muitas caravanas começaram a frequentar as apresentações que iniciaram em 2013 e o local ficou conhecido por ser uma área de penitência, oração e fé.
Acessibilidade
A entrada será gratuita. O espaço é totalmente adaptado com rampas, plataformas e outras formas de acesso para portadores de necessidades especiais.
O piso do local para o público é 100% asfaltado, sem declives. Banheiros químicos masculinos, femininos e para deficientes serão postos em locais estratégicos.
Doação
Os alimentos arrecadados durante o evento, serão doados para as comunidades acolhedoras de dependentes químicos espalhadas por Alagoas. A ação é uma iniciativa da Cidade de Maria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência. Ao todo, são 32 comunidades que serão beneficiadas no estado.