Secretaria de Educação divulga resultado de Feira de Ciências
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou na quarta-feira (16) o resultado da terceira edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal). O evento, realizado no estacionamento do Maceió Shopping na última sexta-feira (11), reuniu 40 trabalhos produzidos por alunos da rede pública estadual nas áreas de Química, Matemática, Física e Biologia.
O protótipo de mão biônica da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, foi o vencedor da competição. Desenvolvido pelos alunos Clécio Soares dos Santos e Steffane Graziele da Silva, sob a coordenação do professor Diogo Tiago dos Santos, o projeto é reconhecido nacionalmente, tendo já sido apresentado na Mostra Nacional de Robótica, em Minas Gerais e na feira Ciência Jovem, em Pernambuco. A escola também conquistou o 5 º lugar da Feceal com pesquisa sobre a aceleração do processo de decomposição de sacolas plásticas.
O segundo lugar coube à Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva, do Benedito Bentes, com trabalho sobre produção artesanal de iogurte de goiaba a partir de leites tipos A e C. De Olho d' Água das Flores, no sertão alagoano, a Escola Ângelo Abreu obteve o terceiro lugar como trabalho Projeto 3RS (Reduzir, Reciclar, Reutilizar), desenvolvimento sustentável.
Já o quarto lugar foi para a Escola Francisco Leão, de Rio Largo, com projeto de construção de um destilador artesanal para a produção de etanol a partir do mel de abelhas.
Premiação
Cada projeto foi avaliado oficialmente por três professores: da Usina Ciências e do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) / Maceió e do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen-AL).
A premiação dos trabalhos vencedores está prevista para acontecer na próxima segunda-feira, dia 22, a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares.
O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, destaca a excelência dos projetos apresentados na feira. Nossos alunos e professores se prepararam muito bem para esta edição da feira. São pesquisas com uma preocupação social, que tratam de questões que afetam toda a população, avalia.
A coordenadora da Feceal, Nathally Marques, também parabeniza as escolas participantes. A qualidade dos trabalhos este ano foi excelente e os alunos demonstraram total domínio do assunto. Todos estão de parabéns pelas produções e esperamos repetir o sucesso no próximo ano, com ampliação do número de trabalhos inscritos, declara.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
