Alagoas

Hospitais filantrópicos ficam sem pagar a fornecedores e 13º

Por 7 Segundos com assessoria 17/12/2015 12h12

Por causa da falta de repasses do Ministério da Saúde, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Alagoas informa que os hospitais não poderão, este ano, honrar seus compromissos com o pagamento do 13º salário dos funcionários, dos serviços médicos e fornecedores.

Segundo o presidente da federação, Jairo Clementino, os hospitais filantrópicos que atendem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas estão enfrentando uma grave crise financeira. “Essa crise foi intensificada devido aos atrasos nos repasses do Ministério da Saúde, que divulgou repasse de 50% dos recursos destinados aos hospitais, mas, até o momento, nem 50% foram repassados”, disse Clementino.

A situação é crítica em todo o Brasil. “Somente este ano, 218 hospitais filantrópicos fecharam, diminuindo 11 mil leitos do SUS”, afirmou Jairo Clementino, ressaltando que cerca de um milhão de usuários de operadoras de planos de saúde migraram para o SUS, agravando a situação.

Com o intuito de expor a situação e encontrar saídas para a crise, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Alagoas solicitou audiência com o governador Renan Filho. “Também já comunicamos à Procuradoria Regional do Trabalho a impossibilidade dos hospitais em cumprir a data do pagamento do 13º salário e a folha de salário do mês de dezembro. Tudo isso é lamentável”, concluiu.