Alagoas

Alagoas é destaque na geração de empregos

Por 7 Segundos 18/12/2015 13h01
Alagoas é destaque na geração de empregos
- Foto: Ilustração

A desaceleração no ritmo de queda de postos ocupados no mercado de trabalho brasileiro gerou uma perda de mais de 130 mil empregos com carteiras assinadas só no mês de novembro.

Em contramão a isso, Alagoas ganhou destaque no mesmo período do ano, sendo o estado que mais abriu postos de trabalho.

Em Alagoas, mais de 3 mil vagas de emprego foram abertas, ficando entre os quatro com melhores índices. Por outro lado, São Paulo (-32.291 postos), Minas Gerais (-18.734 postos) e Goiás (-11.905 postos) foram os estados que mais reduziram o contingente de trabalhadores formais celetistas.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram divulgados nesta sexta-feira (18), pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Arapiraca

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no país. Entre as 20 cidades que mais geraram emprego, Arapiraca, no Agreste de Alagoas e segunda maior cidade do estado, está em 12º lugar neste ranking.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, este levantamento demonstra que o mercado formal de trabalho gerou 19.282 empregos com carteira assinada no mês de março. O que representa um aumento de 0,05% em relação ao mês anterior.

Segundo o ministro, esse crescimento ressalta o reaquecimento do mercado de trabalho que voltou a gerar vagas após três meses consecutivos de queda. O resultado é superior ao registrado no mesmo período de 2014, quando foram gerados 13.117 postos de trabalho.

A expectativa do ministro Manoel Dias é que neste mês de abril e nos próximos o crescimento permaneça e o mercado siga na tendência do crescimento. "Tivemos um janeiro negativo, um fevereiro que estabilizou e março já geramos emprego. A expectativa é de um abril ainda melhor”, avaliou.

No acumulado de2015, o saldo de vagas formais ainda está com mais de 50,3 mil postos de trabalho no vermelho. E na lista das cidades que mais criaram empregos formais neste ano quem se destacou em Alagoas não foi a capital Maceió, mas sim a interiorana Arapiraca, considerada a capital do Agreste do estado. Os dados seguem a tendência nacional em que cidades do interior superaram as capitais.

Os setores do comércio e de serviços são responsáveis por este crescimento de Arapiraca. A gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) tem valorizado e ressaltado a abertura de empregos com incentivos de novas empresas que se instalaram na região.

Exemplo disto, é a empresa de Call Center AeC que se instalou este ano na cidade, no térreo do Garden Shopping Arapiraca e gerou mais de 1.500 empregos diretos. Neste mês de abril, por incentivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), vem selecionando mais de cinco mil pessoas para ocuparem novos postos de trabalho no setor.