Alagoas é destaque na geração de empregos
A desaceleração no ritmo de queda de postos ocupados no mercado de trabalho brasileiro gerou uma perda de mais de 130 mil empregos com carteiras assinadas só no mês de novembro.
Em contramão a isso, Alagoas ganhou destaque no mesmo período do ano, sendo o estado que mais abriu postos de trabalho.
Em Alagoas, mais de 3 mil vagas de emprego foram abertas, ficando entre os quatro com melhores índices. Por outro lado, São Paulo (-32.291 postos), Minas Gerais (-18.734 postos) e Goiás (-11.905 postos) foram os estados que mais reduziram o contingente de trabalhadores formais celetistas.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram divulgados nesta sexta-feira (18), pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
Arapiraca
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no país. Entre as 20 cidades que mais geraram emprego, Arapiraca, no Agreste de Alagoas e segunda maior cidade do estado, está em 12º lugar neste ranking.
Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, este levantamento demonstra que o mercado formal de trabalho gerou 19.282 empregos com carteira assinada no mês de março. O que representa um aumento de 0,05% em relação ao mês anterior.
Segundo o ministro, esse crescimento ressalta o reaquecimento do mercado de trabalho que voltou a gerar vagas após três meses consecutivos de queda. O resultado é superior ao registrado no mesmo período de 2014, quando foram gerados 13.117 postos de trabalho.
A expectativa do ministro Manoel Dias é que neste mês de abril e nos próximos o crescimento permaneça e o mercado siga na tendência do crescimento. "Tivemos um janeiro negativo, um fevereiro que estabilizou e março já geramos emprego. A expectativa é de um abril ainda melhor”, avaliou.
No acumulado de2015, o saldo de vagas formais ainda está com mais de 50,3 mil postos de trabalho no vermelho. E na lista das cidades que mais criaram empregos formais neste ano quem se destacou em Alagoas não foi a capital Maceió, mas sim a interiorana Arapiraca, considerada a capital do Agreste do estado. Os dados seguem a tendência nacional em que cidades do interior superaram as capitais.
Os setores do comércio e de serviços são responsáveis por este crescimento de Arapiraca. A gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) tem valorizado e ressaltado a abertura de empregos com incentivos de novas empresas que se instalaram na região.
Exemplo disto, é a empresa de Call Center AeC que se instalou este ano na cidade, no térreo do Garden Shopping Arapiraca e gerou mais de 1.500 empregos diretos. Neste mês de abril, por incentivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), vem selecionando mais de cinco mil pessoas para ocuparem novos postos de trabalho no setor.
Últimas notícias
Enem 2026 vai servir para avaliar qualidade do ensino médio e pode ser aplicado em outros países do Mercosul, diz ministro
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Jovem casal é preso acusado de tráfico de drogas no município de Jundiá
Secretaria do Trabalho oferece mais de 2,5 mil vagas esta semana no Sine Alagoas
Homem é preso suspeito de atropelar a amante na cidade de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
