Peixe-boi entra em depressão e é transferido para AL
O maior reprodutor Peixe-Boi do Brasil criado em cativeiro entrou em depressão depois de ter sido separado das fêmeas com as quais convivia no oceanário da Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. Para tentar tratar o problema, o animal foi transferido para um recinto de adaptação no leito do Rio Tatuamunha, na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas.
Netuno, como foi batizado, tem 25 anos e pesa mais de 420 quilos. Ele foi transferido através do Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e passará o resto da vida em Alagoas numa espécie de retiro.
O peixe-boi precisou ser separado das fêmas para conservação da espécie, como explica a chefe da CMA, Fabíola Luna. "Não podíamos deixar Netuno junto com as fêmeas pois isso poderia gerar filhotes com problemas devido ao alto grau de consaguinidade. Ele, inclusive, já reproduziu com uma das filhas dele", assinala Fabia.
"Se não tomássemos essa medida, com o passar do tempo, a população de peixes-bois poderia se extinguir por si só por defeitos genéticos. Exemplos disso são machos sem qualidade de esperma ou fêmeas que não conseguem cuidar dos filhotes", acrescenta a especialista.
A transferência foi pensada para tratar da saúde de Netuno. Em Pernambuco, ele vivia em uma piscina. Já em Alagoas ele viverá em um ambiente natural, com condições semelhantes a de um mangue.
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
