Uneal ofertará Mestrado em Letras para seus professores
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) deu mais um passo para seu fortalecimento como Instituição de Ensino Superior. O projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras, com 15 vagas a serem disponibilizadas, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC).
Desta vez, o projeto aprovado foi decorrente de parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Estado do Paraná. As aulas deverão iniciar já no segundo semestre de 2016.
O programa possui duas áreas de concentração, em Estudos da Linguagem e Estudos Literários – que contemplam a pluralidade do perfil do corpo docente da Uneal na área de Letras. Serão ofertadas 15 vagas para os professores efetivos da Uneal, das quais oito são para a área de Estudos da Linguagem e sete para Estudos Literários.
O projeto do Dinter, cuja coordenação ficará a cargo do professor Juliano Desiderato Antonio, ainda contou com a colaboração dos professores Marisa Corrêa Silva, Márcio Roberto do Prado e Pedro Luís Navarro Barbosa, coordenador do PLE/UEM.
O Dinter terá o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para custeio das despesas com deslocamento e hospedagem dos professores da UEM, em missão na Uneal, e dos futuros doutorandos que assistirão aulas e participarão de atividades no campus da UEM, em Maringá.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar, a Uneal caminha rapidamente para seu fortalecimento enquanto instituição de ensino superior. “Foi um projeto construído a várias mãos. Esperamos que em até quatro anos possamos passar a ofertar mestrado profissional em Letras. A missão é alavancar a Uneal com propostas próprias de Mestrado”, frisou o gestor.
Ainda de acordo com o pró-reitor, no primeiro semestre de 2016, será publicado o edital com os critérios para a seleção dos professores interessados. As aulas estão confirmadas para iniciarem já no segundo semestre.
O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Araújo, mostrou-se satisfeito e empolgado com mais uma conquista da instituição. “A Uneal segue num crescimento vertiginoso e quem ganha com esses resultados conquistados nos últimos dias é a sociedade alagoana que terá a sua disposição uma universidade pública ainda mais forte”, destacou.
Já o reitor, professor Jairo Campos, reforçou o trabalho coletivo que começa a dar seus resultados. “A abnegação da nossa comunidade acadêmica mostra mais força quando trabalhada de forma conjunta. Para o próximo ano, outros projetos virão e, tenho certeza, outras tantas conquistas”, frisou.
Os trabalhos foram iniciados há pouco mais de quatro meses, quando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar, visitou a Universidade Estadual de Maringá, com a finalidade de reunir-se com o reitor daquela instituição, Mauro Luciano Baesso, e com o vice-reitor, Júlio César Damasceno. Na ocasião, a Uneal obteve autorização para encaminhamento do projeto à Capes.
Últimas notícias
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
