Fórum expõe mais recente produção científica da Santa Casa de Maceió
O 1º Fórum de Produções Científicas da Residência de Clínica Médica, realizado nesta sexta (18), na Santa Casa de Maceió, consolidou um movimento iniciado há cerca de dois anos: o abandono dos estudos individuais de caso e a adoção de pesquisas científicas fundamentadas nos mais modernos critérios da pesquisa médica.
No lugar da análise individual do paciente, os médicos residentes do Programa de Clínica Médica focam suas pesquisas em grupos específicos de pacientes, excluem variáveis que possam interferir no resultado do estudo, utilizam parâmetros científicos e recursos estatísticos adotados em todo o mundo para entender e esclarecer perguntas que a própria “praxis” médica enfrenta no dia-a-dia de um hospital.
“Estamos fazendo ciência e tornando a Santa Casa de Maceió um pólo onde se realizam diversas pesquisas científicas”, enfatizou a pneumologista Fátima Alécio, supervisora do Programa de Clínica Médica da Residência Médica da instituição.
No encontro, os quatro formandos (R2) do último ano da Clínica Médica apresentaram os trabalhos de conclusão de residência, alguns prosseguindo pesquisas já em andamento (o que garante um enriquecimento maior da pesquisa) e outros enveredando por novas fronteiras.
Pesquisas
A injúria renal aguda (IRA), definida como um súbito “déficit” da função renal, foi abordada simultaneamente por dois médicos residentes: Iva Carolina Resedá (IRA em pacientes cirróticos) e Hélder Marx Almeida (IRA e o impacto do tratamento dialítico em pacientes críticos idosos).
Já o residente Leander Levi Almeida pesquisou os fatores de risco para ulceração e amputação ao exame dos pés de pacientes diabéticos e Wanessa Guimarães Rodrigues discutiu o impacto do protocolo de sepse no ambiente hospitalar, citando o caso Santa Casa de Maceió e os resultados positivos obtidos na redução da mortalidade por sepse.
O evento contou ainda com sessão de posteres abordando temas como Hepatite B e C em usuários de drogas, hemorragia digestiva alta, doença de Madelung, lesão renal aguda entre outros.
Últimas notícias
Governo libera R$ 23,5 milhões em créditos suplementares para infraestrutura, segurança e ações sociais
Leonardo Dias cobra enfrentamento às facções após aprovação do PL Antifacção
Após instabilidade no sistema, Detran-AL remarca atendimentos desta quarta-feira (19)
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
